|
|
O NOVO DESAFIO das soluções de Gestão
|
|
O objetivo dos sistemas de informação em geral e das soluções de gestão em particular foi, é e será permitir às organizações uma maior eficácia e eficiência na execução das suas tarefas bem como agilizar os seus processos internos, permitindo, também, uma melhor tomada de decisão.
|
|
A digitalização das organizações é um tema desafiante, uma vez que temos, como equipas de nos reorganizar para permitir incorporar de uma forma otimizada as melhores ferramentas e tecnologias disponíveis no momento.
|
|
Desde os anos 60 que as empresas têm ao seu dispor um conjunto de soluções que lhes permitem agilizar os seus processos.
|
|
Inicialmente tínhamos a possibilidade de registar dados, vitais às organizações, em suporte magnético (cartões perfurados!!), permitindo assim guardar dados, otimizando o seu registo e permitindo um acesso mais rápido a essa informação.
|
|
Esta "primeira era da digitalização" foi um grande passo na otimização da gestão e organização de informação vital a uma organização.
|
|
Os grandes avanços tecnológicos que temos vindo a vivenciar, em particular, conetividade ilimitada em qualquer device (tudo o que tenha a possibilidade de se conectar à web), quantidade de dados ilimitados, avanços significativos nos algoritmos de machine leraning permitem-nos ter planos mais ambiciosos para as nossas soluções de gestão.
|
|
Para os atuais utilizadores, estando estes cada vez mais exigentes, não será suficiente guardar informação no "seu" disco, nem tão pouco extrair informação baseada em reports contruídos em evidências observáveis, o utilizador quererá cada vez mais que as aplicações sugiram respostas para perguntas que em condições normais não são evidentes para o ser humano. Com a capacidade de processamento cada vez maior, com a maturidade dos algoritmos de machine learning cada vez mais elevada, permite, de uma forma realista, pedir às soluções de gestão terem um maior impacto no apoio à tomada de decisão.
|
|
Estamos, assim, perante grandes desafios que estas soluções futuras terão que incorporar: influenciar os utilizadores na tomada de decisão, não se limitando a fornecer dados mas ir mais longe e apresentar respostas para perguntas não triviais.
|
|
Hoje em dia, qualquer pesquisa que fizermos no google, teremos a resposta mais adequada ao nosso perfil, quando entramos no Netflix sabemos que teremos as sugestões de filmes/documentários/séries alinhadas com os nossos gostos, assim, com as devidas distâncias, teremos que incorporar nas soluções de gestão capacidade de prever qual será a melhor altura para contactar um determinado cliente, quando esse cliente entra na loja qual será o produto que poderá estar disposto a comprar. Estes são alguns exemplos de perguntas que esta nova geração de soluções terá que responder, substituindo assim cada vez mais o utilizador.
|
|
|
|