SET'2017
PROTEÇÃO DE DADOS
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PROTEÇÃO DE DADOS - DIREITOS
OUT'2017

O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados – RGPD – consagra, desde logo um conjunto de Direitos para o titular de dados pessoais, a saber: Acesso, Retificação, Apagamento, Limitação, Portabilidade e Oposição.
Cabe ao responsável pela proteção de dados o papel de facilitador do exercício dos direitos do titular dos dados, assegurando o cumprimento de todos os direitos previstos no regulamento.

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GLOSSÁRIO DO REGULAMENTO GERAL SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS – Parte 1
GLOSSÁRIO DO REGULAMENTO GERAL SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS – Parte 1

Este mês, mantemos o nosso foco no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. Depois de uma visão global sobre o novo regulamento e de uma breve descrição dos Direitos nele consagrados, revela-se importante fazer uma incursão por algumas definições que são essenciais para a sua correta compreensão e aplicação.

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GLOSSÁRIO DO REGULAMENTO GERAL SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS – Parte 2
DEZ'2017

Neste artigo, abordaremos mais um conjunto de definições fundamentais neste novo Regulamento Geral de Proteção de dados.

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A sua estratégia privilegia a rentabilização dos clientes?
JUL'17

A fidelização de clientes é hoje, mais do que nunca, uma questão essencial à estratégia de crescimento do negócio. A base de clientes fieis é para a maioria das empresas o garante de uma parte substancial da sua faturação, permitindo-lhes potenciar a divulgação da marca e a angariação de novos clientes.

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O software ao serviço do terceiro sector
O software ao serviço do terceiro sector

O uso de soluções informáticas nas instituições particulares de solidariedade social, o chamado terceiro setor, pode parecer, para quem não conhece esta realidade, um paradoxo e pouco aproximado da realidade. 

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A Avaliação de Desempenho nas IPSS
ABR'2016

A Avaliação de Desempenho (AD) é uma temática que, apesar de estar implícita no quotidiano nas Instituições, é alvo de grande resistência, quer pelas direções, quer pelos trabalhadores. 

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Formação: o pilar da Organização
MAI'2016

A formação sempre foi um tema que recolhe muitos “amores” e “desamores”. 

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Fatores Críticos para uma Boa Gestão de uma IPSS
SET'2016

Cada vez mais a gestão das IPSS obedece a rigorosos critérios de qualidade e organização que importa relevar, independentemente da dimensão que a Instituição possa assumir.

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Encerrar e Prestar Contas nas IPSS
MAR'2017

Os atos de encerrar e prestar contas revestem-se de uma crucial importância para as IPSS. 

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A influência customer experience na estratégia de negócio
JUN'2018

No cenário atual, é notório que as óticas têm procurado as mais variadas estratégias para se destacarem no mercado.

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Tendências tecnológicas 2018 / oportunidades para potenciar o negócio
JAN'2018

As tendências para 2018, no que se refere aos grandes temas da tecnologia, não são muito diferentes daquelas a que assistimos em 2017.

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RGPD - Deve ou não ser implementado nas IPSS
JUL'2018

O dia 25 de maio de 2018, marcou o início de uma nova era com a entrada em vigor do Regulamento Europeu (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados e que revoga a Diretiva 95/46/CE (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados – RGPD).

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A Análise Financeira nas entidades do 3º setor
OUT'2018

Cada vez mais, as entidades do 3º Setor devem pautar a sua gestão pelos mais elevados padrões de qualidade e rigor.

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NGS: um caso sério de sucesso no setor têxtil
JUL'2018

Automatizar processos e reduzir tempos de entrega de amostras aos clientes foram alguns dos motivos que levaram a NGS Malhas a investir na modernização e inovação tecnológica. 

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Santa Casa da Misericórdia de Fafe: o sucesso do DPO no setor social
SET'2018

A Santa Casa da Misericórdia de Fafe foi um dos primeiros clientes da F3M a beneficiar das vantagens da solução DPO, um software pensado e desenvolvido pela tecnológica, e que pretende responder aos principais requisitos do Novo Regulamento Geral para a Proteção de Dados. 

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QTEC: Mais um caso de Sucesso “Inovação em Destaque”
OUT'2018

A F3M desenvolveu uma solução tecnológica à medida para a QTEC, uma empresa de inspeção de equipamentos, para responder a dificuldades ao nível da gestão de processos e acesso à informação. Com esta nova ferramenta - Portal de Gestão de Processos - passou a ser possível não só concentrar e uniformizar a informação, como também otimizar todo o trabalho.

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E se a sua loja fosse idealizada a pensar na felicidade do seu cliente?
NOV’2018

Os clientes merecem tudo! 
Merecem que criemos um espaço diferenciador, com design requintado, funcional e confortável, onde possam vivenciar experiências agradáveis nos momentos que permanecem  em cada loja. 

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Vale a pena as entidades do terceiro setor apostarem em software específico?
NOV'2018

O software de gestão integrada tem como objetivo principal unir e disponibilizar informações de forma consistente para toda a instituição, integrando os processos administrativos, financeiros, contabilísticos, de Recursos Humanos, etc..

Um software de gestão integrada e específico para o setor, será uma mais-valia para garantir a conformidade com as necessidades e diretrizes da organização, representa uma importante fonte de informação, integração de dados e automatização dos processos de análise permitindo um conhecimento mais profundo e real do estado da organização. 

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GAREN: A inovação tecnológica na avaliação de ativos
NOV'2018

Elevar os padrões de excelência e melhorar o desempenho da empresa face às novas exigências do mercado foram os principais motivos que levaram a GAREN a investir numa plataforma modernizada e ajustada às necessidades da organização.

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O NOVO DESAFIO das soluções de Gestão
DEZ'2018

O objetivo dos sistemas de informação em geral e das soluções de gestão em particular foi, é e será permitir às organizações uma maior eficácia e eficiência na execução das suas tarefas bem como agilizar os seus processos internos, permitindo, também, uma melhor tomada de decisão.

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SCM Guimarães: a tecnologia ao serviço da saúde
JAN'2019

Ter uma solução tecnológica que se adapte às diversas necessidades da organização e que acompanhe as inúmeras mudanças que vão surgindo foram alguns dos principais motivos que levaram a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães a optar pela F3M, enquanto parceiro tecnológico.

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O que esperar de um serviço de consultoria TI
O que esperar de um serviço de consultoria TI

A consultoria TI encerra em si uma importância vital para a otimização de recursos e ferramentas de TI das organizações. 

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O cumprimento do RGPD é obrigatório. Não arrisque!
O cumprimento do RGPD é obrigatório. Não arrisque!

Mais do que uma “carga de trabalhos”, o RGPD é “A Oportunidade”  que todas as organizações têm para se olharem a si próprias e trilharem o caminho do rigor, da eficácia e da eficiência.

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5 Mais-valias que o PRISMA traz ao seu negócio
FEV'19

O PRISMA é um software de gestão online específico para o setor da ótica. Desenvolvido pela F3M, o PRISMA visa uma gestão integrada dos diferentes processos do negócio da ótica de forma a torná-los ainda mais eficientes. 

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O Regulamento Geral de Proteção de Dados
MAR'19

O dia 25 de maio de 2018, marcou o início de uma nova era com a entrada em vigor do Regulamento Europeu (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados e que revoga a Diretiva 95/46/CE (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados – RGPD).

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APAC: A Inovação Tecnológica na Gestão do Processo Clínico e Social
MAI'19

Modernizar o serviço e melhorar a gestão e o funcionamento da organização foram os principais motivos que levaram a APAC - Associação de Pais e Amigos de Crianças a optar pela F3M, enquanto parceiro tecnológico. 

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F3M | Feel Innovation and Technology
JAN'2020

A F3M Information Systems fundada em 1987, em Braga – atualmente em Aveiro, Lisboa, Portalegre, Luanda e Maputo - é uma das maiores empresas portuguesas especializadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). 

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Os riscos da não implementação RGPD
JAN'2020

Volvidos 20 meses da entrada em vigor do RGPD, muitas são as organizações que ainda não o implementaram. Uns (acredito que poucos) por desconhecimento, outros (alguns) por esquecimento, mas muitos (acredito) por total incúria e sentimento de absoluta impunidade.

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Vou implementar o RGPD. O que devo fazer? [2]
Vou implementar o RGPD. O que devo fazer? [2]

No primeiro artigo sobre o processo de implementação do RGPD abordamos a necessidade de sensibilizar toda a organização para a importância deste processo e, abordamos também, a importância da recolha de dados e o rigor a incutir para que o resultado final possa conduzir ao maior grau possível de conformidade com o RGPD.
Neste segundo artigo abordaremos as fases de análise dos dados recolhidos, proposta de medidas e a sua discussão com o órgão decisor.
Mesmo em fase de combate à pandemia, é importante observar as regras de proteção dos dados pessoais. Eu diria até que o RGPD assume particular relevância, pois o tratamento de dados sensíveis é maior do que alguma vez foi e é necessário tomar as devidas cautelas para não infringir o Regulamento. Conhecer os deveres e responsabilidades de cada um é fundamental, para se dar a resposta adequada neste tempo de crise.
(…)
Passo 3: Já conheço a minha organização. O que faço agora com a informação recolhida?
Serei a pessoa dos 7 ofícios? Estarei eu preparado para analisar e responder a todas as prerrogativas do RGPD?
O Regulamento prevê a figura do encarregado de proteção de dados e que este deve possuir conhecimentos especializados no domínio do direito e das práticas de proteção de dados. Dominará uma só pessoa todo o conhecimento que lhe permita simultaneamente avaliar contratos, produzir informação sobre os direitos, avaliar corretamente os riscos sobre a privacidade dos dados (PIA), opinar sobre software e robustecer a arquitetura dos sistemas tecnológicos? 
A experiência vai-nos ensinando que quando pretendemos tocar vários instrumentos na mesma orquestra o resultado poderá ficar aquém do pretendido.
Por isso, nesta fase, a intervenção da equipa multidisciplinar é fundamental para que cada um na sua área possa efetuar uma análise rigorosa e precisa dos documentos e procedimentos levantados com vista a preparar a fase seguinte.

Passo 4: Analisei a documentação e informação recolhida e vou propor medidas.
O pior que pode acontecer é deixarmo-nos convencer por aqueles que dizem que o RGPG é igual em todos os lados e que há umas minutas na net que resolvem todos os nossos problemas. Não há soluções standard, porque cada organização é uma e distinta de qualquer outra. O contexto, o objeto, as pessoas que lá trabalham são diferentes. Logo, não há medidas-padrão, há um “fato à medida” que é necessário “costurar”.
É fundamental produzir um documento síntese de toda a atividade produzida, documentação analisada e medidas a adotar. Este documento deve ser debatido com quem tem a responsabilidade e autoridade de decisão, uma vez que a sua execução poderá ter um impacto significativo na organização. As medidas propostas devem ser encaradas como o ponto de partida para o debate das decisões a tomar. 
Nesta fase, deve ter-se presente o seguinte: mais do que mudar o “ADN”, o RGPD pretende incutir em cada organização a responsabilidade de tratar dados pessoais, dados este que não lhe pertencem, mas que constituem propriedade dos titulares que os fornecem com vista à aquisição de um produto, prestação de um serviço ou outro. O segredo, se assim se pode dizer, passa por solidificar a base de trabalho existente, com a introdução de melhorias documentais, processuais, organizativas e tecnológicas, fundamentais à garantia da conformidade com o RGPD e, por essa via, a melhoria da eficácia e eficiência das próprias organizações.

Na próxima edição concluiremos este tema, com os restantes passos que vão da criação e implementação das medidas aprovadas, à formação das equipas, terminando no processo de monitorização.

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Vou implementar o RGPD. O que devo fazer?
MAI'2020

Em tempos de pandemia, não se pode esquecer as medidas de salvaguarda de dados pessoais. Têm sido inúmeras as advertências da Comissão Nacional de Proteção de Dados para falhas no tratamento de dados pessoais. 

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O seu software de gestão vale o que custa?
AGO'2020

A implementação de um software de gestão específico para a sua organização ou setor tem um forte impacto na gestão e na otimização de fluxos de trabalho, ao mesmo tempo que permite acelerar processos organizacionais e melhorar resultados. 

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O que conta são as pessoas
JUL'2020

No período que atravessamos, é importante refletir sobre a importância das pessoas, dos recursos humanos, trabalhadores que diariamente exercem a sua atividade nas entidades do setor não lucrativo, especialmente aquelas que têm na sua matriz a assistência às populações, nas regiões, nos territórios deste nosso país.

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Novas Regras de Faturação para as IPSS
NOV'2020

O ano 2021 vai trazer novas alterações às regras de faturação, com impacto para a maioria das IPSS. Estas alterações abrangerão a Comunicação das Séries das Faturas, a criação do Código Único do Documento e a introdução de um Código de Barras Bidimensional em todas as faturas e outros documentos fiscalmente relevantes.

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Novas Regras de Faturação para as IPSS: alterações?!
DEZ'2020

O ano 2020 está a terminar e as novas regras de faturação, que tinham entrada em vigor prevista para o início do ano 2021, viram determinados novas datas de início de vigência.

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A mudança que nos une: os desafios que enfrentamos juntos e como os vamos conseguir ultrapassar
JAN'2021

A mudança que nos une: os desafios que enfrentamos juntos e como os vamos conseguir ultrapassar

Quando nos deparamos com situações desafiantes e complexas é comum abordar-se também a nossa relação com a mudança como algo a que o ser humano se mostra, muitas vezes, resistente. No entanto, a mudança é intrínseca à essência do ser humano e fundamental na evolução do ecossistema vivo que é este planeta que habitamos (assim como do vasto universo, do qual ainda sabemos tão pouco). Todos somos feitos de mudança. Todos viemos de algo que já não existe, porque evoluiu.

É nesta característica essencial que nos define e nos distingue, a forma como nos conseguimos ajustar quer enquanto seres únicos ou sociedades mais ou menos estruturadas, que gostaria de me focar neste momento. A situação que vivemos atualmente, com todos os seus desafios e complexidades, veio mais uma vez mostrar que somos, individualmente ou em grupo, capazes de resistir, de fazer os necessários ajustes e responder com criatividade ao que nos é pedido.

Gostaria, sobretudo, de me focar em todas as transformações que as empresas, grandes ou pequenas, dos mais diversos setores de atividade, entre as quais a F3M se inclui, implementaram para se ajustarem à nossa situação atual. A mais notória de todas, é ver os diferentes espaços de trabalho da F3M, habitualmente cheios de vida e a pulsar de atividade, agora vazios e silenciosos.

No entanto, o vazio só está no que vemos, não no que sentimos. Toda a energia, motivação, sagacidade e resiliência habituais de uma empresa com mais de 120 colaboradores como a F3M (mas que é certamente igual em pequenos negócios de um ou dois empreendedores) não desapareceu. Apenas se mudaram e estão distribuídas pelos mais diversos espaços onde cada uma das nossas pessoas se instala todos os dias para responder, analisar, avaliar, apoiar e acompanhar os nossos clientes e os seus colaboradores. É, muitas vezes, a partir da casa de cada um que saem a força e a vontade de continuar a fazer, avançar, crescer e evoluir. E de estar presentes, para todos os que precisam de nós, pessoal e profissionalmente.

A par com todas as especificidades que o atual momento nos traz, o facto de estarmos todos numa situação complexa e desafiante ao mesmo tempo - pessoas, empresas, organizações, países - é um dos fatores mais relevantes.

É a necessidade, a vontade, a orientação para a mudança que nos fazem andar para a frente. Mas é com a resiliência, capacidade e determinação que temos enquanto pessoas e grupos que vamos conseguir ultrapassar um desafio gigante e que vai ter em cada um de nós um efeito transformador. É disso que somos feitos, de vontade, de resistência. É com o contributo de todos e de cada um de nós que vamos conseguir. Que conseguimos sempre.
 

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O RGPD na Saúde
MAR'2021

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), entrou em vigor em maio de 2018. Numa primeira fase as organizações privadas, públicas e sociais demonstraram preocupação e disponibilidade para implementar medidas de salvaguarda de dados pessoais. 

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Faturação Eletrónica nas IPSS (MAI'2021)
Faturação Eletrónica nas IPSS (MAI'2021)

A faturação eletrónica é uma realidade cada vez mais próxima e transversal a todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

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3 anos de RGPD… em que ponto estamos?!
JUN'2021

3 anos de RGPD… em que ponto estamos?!

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Encarregado ou Responsável pela Proteção de Dados Pessoais
JUL'2021

A Câmara Municipal de Lisboa tem estado debaixo de fogo devido à proteção de dados pessoais. Deste assunto que muito que se fala, parece tão óbvia a violação de dados pessoais nos termos do Regulamento Europeu de Proteção de Dados Pessoais (RGPD), como a confusão lançada entre as figuras do responsável e do encarregado de proteção de dados.

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PRR e o Impacto no Setor Social
PRR e o Impacto no Setor Social

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é um instrumento estratégico de aplicação nacional que surge como resposta da União Europeia (UE) aos impactos nocivos da pandemia causada pela COVID-19 e visa financiar, apoiar e recuperar as economias de cada estado-membro

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Formar é INVESTIR com retorno garantido!
NOV'2021

O ano económico aproxima-se do seu termo. É o momento de se fazerem balanços preliminares e preparar o(s) exercício(s) económico(s) seguinte(s).

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Alterações ao calendário fiscal com impacto no quotidiano das IPSS
NOV'2021

O tema do momento é a dissolução da Assembleia da República e as eleições marcadas para o final do mês de janeiro de 2022. T

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Qr Code: obrigatório ou facultativo?
Qr Code: obrigatório ou facultativo?

O ano 2021 foi diferente, foi estranho, foi... A Pandemia continuou presente no nosso quotidiano e, a cada instante, fomos chamados a ajustar a nossa ação para responder aos seus avanços e recuos.

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Por um planeta sustentável: vamos dar uma nova vida às lentes de contacto
JAN'2022

As lentes de contacto (LC) são dispositivos médicos usados por 150 milhões de pessoas para corrigir problemas de visão.

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Relatório Único uma obrigação legal
ABR'2022

Todos os anos, as entidades empregadoras (com ou sem fins lucrativos) são obrigadas a submeter um relatório anual referente à atividade social da sua organização durante o ano anterior, para todos os trabalhadores que tenham ao seu serviço.

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Evolução exponencial de ciberataques
mai'2022

No seguimento da evolução exponencial de ciberataques é importante ter em atenção um conjunto de dados que, pelo seu impacto no dia a dia das organizações e dos seus colaboradores, não podem ser desvalorizados.

Em 2020, 37% das organizações foram alvo de ciberataques. Em 2021 os números continuaram a subir atingindo 66% das organizações e a expectativa é que em 2022 este número poderá mesmo atingir 100%.

No que diz respeito ao valor pago pelas organizações o estudo da SOPHOS - empresa que disponibiliza um portfólio de produtos e serviços avançados para proteger usuários, redes e endpoints contra ransomware, malware, exploits, phishing e uma ampla gama de outros ataques cibernéticos -  revela que em média cada resgate tem um custo de 765 mil euros.

Embora este assunto seja, ainda, tratado com algum secretismo e muitas das organizações não assumam publicamente, quase metade dos ciberataques dão origem a pagamento de um resgate para recuperação dos dados.

As organizações que resistem e não pagam os resgates solicitados, em média demoram mais de um mês a recuperar parcialmente a sua informação e consequentemente a retomar a sua atividade, ainda que, por vezes, com muitas limitações.

Os prejuízos são reais e avultados. 86% das organizações assume que perdeu receitas significativas na sequência de um ciberataque.

A maioria das organizações não está indiferente a esta temática e 94% assume que tomarão medidas de modo a mitigar este flagelo que não abrandará, pelo menos nos próximos tempos.

Esta realidade que temos vindo a assistir exige que as organizações e cada um, dentro das organizações, assuma comportamentos cada vez mais atentos e preventivos. A adoção de ferramentas e boas e práticas que potenciem uma maior proteção e segurança da informação, já não é uma opção, mas sim uma OBRIGAÇÃO. A informação é um ativo de extrema relevância. Todas estas circunstâncias assim o provam pelo que é urgente agir e prevenir.

 

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A tecnologia ao serviço dos novos paradigmas de Apoio Domiciliário
JUN'2022

Se há uns anos atrás a opção de ir para uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas era aquela que melhor garantia a certeza dos cuidados e a segurança necessárias a um envelhecimento de qualidade, hoje em dia já não é bem assim.

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O que é o MENAC?
AGO'2022

Recentemente, têm sido publicados vários diplomas legais que visam implementar políticas anticorrupção. Segundo o legislador, o horizonte é a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva, restabelecendo laços de confiança sólidos entre os cidadãos, as comunidades e as suas instituições democráticas. 

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AS TENDÊNCIAS E A TECNOLOGIA NO NEGÓCIO DA ÓTICA
SET'2022

É inegável que se vivem momentos de grande incerteza com perspetivas pouco animadoras para as famílias e para as empresas, seja ao nível nacional, seja ao nível global.

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O papel dos sistemas de informação na literacia em Saúde
OUT'2022

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a literacia em saúde é definida como “conjunto de competências cognitivas e sociais e a
capacidade dos indivíduos para acederem à compreensão e ao uso da informação de forma a promover e manter uma boa saúde”.

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O Código de Conduta
MAI'2023

Para completarmos o ciclo de artigos relacionados com o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC), vamos abordar o Código de Conduta, previsto no art.º 5º n.º 1, do Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro. 

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JUN'2023
JUN'2023
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Ciberataques: Se nada fizermos antes, pouco ou nada poderemos fazer depois de acontecer.
AGO'2023

Estudos recentes revelam que 91% das organizações reportou pelo menos um ciberataque ou violação no último ano. Este aumento e disposição do mercado regista-se atendendo à
maior disponibilidade de meios tecnológicos, mais sofisticados, para a prática do cibercrime, mas, ao mesmo tempo, também se justifica pelo incremento do trabalho remoto e maior
preponderância digital nas operações das empresas.

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Inovar, Desmaterializar e Digitalizar: Um desafio “CiberSeguro”?!
OUT'2023

Desmaterializar, digitalizar e inovar são 3 conceitos-chave nos dias de hoje que não podem estar dissociados de um outro conceito absolutamente fundamental: a cibersegurança. Na prática, estes 4 conceitos, que se cruzam entre si, são responsáveis pela transformação radical da sociedade nas últimas décadas, na forma como vivemos, como comunicamos, como fazemos negócios. 

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Parcerias estratégicas F3M - Mistolin Pro
ABR'2024

Com o objetivo de proporcionar aos seus clientes as melhores soluções a F3M tem vindo a estabelecer protocolos de parceria com entidades que potenciam valor acrescentado às organizações. É o caso da parceria entre a F3M e a Mistolin Pro, entidade que disponibiliza soluções de higienização. Esta parceria centra-se sobretudo na aposta na capacitação dos profissionais das organizações por forma a adotarem práticas e produtos que permitam uma maior eficiência, rentabilidade e condições de trabalho na execução das tarefas do dia a dia.

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Setor das óticas | A Importância de uma ótica estar presente no mundo DIGITAL
ABR'2024

No cenário atual, a presença online tornou-se uma peça fundamental para o sucesso de empresas de diversos setores. As óticas não estão imunes a essa realidade, e ter um website e/ou loja online é mais do que uma conveniência, é uma necessidade estratégica.

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