Resgate do Fundo de Compensação do Trabalho
JUL'2024

Durante cerca de 10 anos, as entidades patronais estiveram obrigadas a efetuar contribuições mensais para o Fundo de Compensação do Trabalho (FCT), para cada colaborador.

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Setor das óticas em Portugal: desafios e soluções
JUL'2024

O setor das óticas em Portugal, tal como muitos outros segmentos de mercado, é fortemente influenciado por fatores sazonais que afetam a procura e, consequentemente, as receitas.

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Proteção de dados e cibersegurança, um todo maior que a soma das partes
JUN'2024

A interdependência e relação entre a proteção de dados pessoais e a cibersegurança é uma realidade lógica e uma simbiose vital para a segurança da informação e privacidade na era digital. 

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Como rentabilizar os recursos e reduzir custos na operação de limpeza no setor social?
JUN'2024

A redução de custos nas operações de limpeza no setor social reveste-se de uma importância crucial, na medida em que possibilita uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos disponíveis. 

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Setor das óticas | A Importância de uma ótica estar presente no mundo DIGITAL
ABR'2024

No cenário atual, a presença online tornou-se uma peça fundamental para o sucesso de empresas de diversos setores. As óticas não estão imunes a essa realidade, e ter um website e/ou loja online é mais do que uma conveniência, é uma necessidade estratégica.

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A Importância da Transparência Financeira e a Necessidade de Websites para Instituições Particulares de Solidariedade Social
ABR'2024

As instituições particulares de solidariedade social desempenham um papel crucial na sociedade, ajudando aqueles que mais necessitam e promovendo o bem-estar comunitário.

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Parcerias estratégicas F3M - Mistolin Pro
ABR'2024

Com o objetivo de proporcionar aos seus clientes as melhores soluções a F3M tem vindo a estabelecer protocolos de parceria com entidades que potenciam valor acrescentado às organizações. 

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Cibersegurança: a primeira e última linha de defesa são as pessoas bem preparadas!
ABR'2024

Cumprido praticamente um quarto de século, as organizações enfrentam um cenário digital cada vez mais complexo e interconectado, onde a cibersegurança se tornou uma preocupação fundamental. 

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Pequenas empresas: grandes tecnologias rumo à transição digital
MAR'2024

A democratização da tecnologia, aliada a um ecossistema crescente de soluções inovadoras, capacitou as pequenas empresas a adotarem e alavancarem tecnologias avançadas, (...)

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CIBERSEGURANÇA: Principais ameaças e como prevenir ataques
JAN'2024

A cibersegurança tornou-se uma prioridade incontestável na era digital, onde a interconexão global e a dependência crescente da tecnologia permeiam todos os aspetos de nossas vidas. 

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Discutindo o presente com olhos postos no futuro
DEZ'2023

Terminou no dia 13 de dezembro, na Biblioteca Almeida Garrett, na cidade do Porto, um ciclo de conferências organizado pela F3M, subordinado ao tema “Cibersegurança, Inovação, Digitalização e Desmaterialização”.

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Inovar, Desmaterializar e Digitalizar: Um desafio “CiberSeguro”?!
OUT'2023

Desmaterializar, digitalizar e inovar são 3 conceitos-chave nos dias de hoje que não podem estar dissociados de um outro conceito absolutamente fundamental: a cibersegurança. 

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Ciberataques: Se nada fizermos antes, pouco ou nada poderemos fazer depois de acontecer.
AGO'2023

Estudos recentes revelam que 91% das organizações reportou pelo menos um ciberataque ou violação no último ano.

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CIBERSEGURANÇA
JUN'2023

Se para uma pequena franja da população, nomeadamente a administração pública, operadores de serviços essenciais e infra-estruturas críticas, a cibersegurança faz parte do seu léxico diário, (...)

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O Código de Conduta
MAI'2023

Para completarmos o ciclo de artigos relacionados com o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC), vamos abordar o Código de Conduta, previsto no art.º 5º n.º 1, do Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro. 

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O Canal de Denúncias
MAR'2023

Quando ouvimos falar de RGPC, normalmente, ouvimos falar de Canal de Denúncias. Em boa verdade, o Canal de Denúncias será a expressão mais visível de um Regime que incorpora outros elementos, que tratarei em próximos artigos.

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Cuidar dos olhos e da visão: há um novo livro para profissionais e público em geral
FEV'2023

Criar um guia que possa ajudar todos – profissionais e público em geral – a promoverem a qualidade da visão e a saúde visual. 

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O Compliance Officer
JAN'2023

O Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro, vem criar o Mecanismo Nacional Anticorrupção e estabelecer o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC). 

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O papel dos sistemas de informação na literacia em Saúde
SET'2022

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a literacia em saúde é definida como “conjunto de competências cognitivas e sociais (...)

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O papel da tecnologia no setor da ótica, na atualidade
SET'2022

É inegável que se vivem momentos de grande incerteza com perspetivas pouco animadoras para as famílias e para as empresas, seja ao nível nacional, seja ao nível global.

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A inovação tecnológica na área da saúde
SET'2022

Nos dias de hoje, muito na linha de resposta à nova realidade imposta pela Covid-19, mas também pela mudança de paradigma por parte dos profissionais do séc. XXI, (...)

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A Educação de Infância também quer ser 4.0!
SET'2022

Calma! Ninguém quer transformar uma Creche ou um Jardim de Infância num chão de fábrica cheio de automatismos, nada disso.

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O que é o MENAC?
AGO'2022

Recentemente, têm sido publicados vários diplomas legais que visam implementar políticas anticorrupção. 

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A tecnologia ao serviço dos novos paradigmas de Apoio Domiciliário
JUL'2022

Se há uns anos atrás a opção de ir para uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (...)

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Canais de Denúncia: Uma Nova Obrigação Legal
MAI'2022

O dia 18 de junho de 2022 marca a entrada em vigor de uma nova obrigação legal: a implementação dos Canais de Denúncia. 

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Evolução exponencial de ciberataques
MAI'2022

No seguimento da evolução exponencial de ciberataques é importante ter em atenção um conjunto de dados que, pelo seu impacto no dia a dia das organizações e dos seus colaboradores, (...)

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Relatório Único uma obrigação legal
ABR'2022

Todos os anos, as entidades empregadoras (com ou sem fins lucrativos) são obrigadas a submeter um relatório anual referente à atividade social da sua organização durante o ano anterior, para todos os trabalhadores que tenham ao seu serviço.

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Cibersegurança | Boas Práticas Quotidianas
FEV'2022

Nos últimos tempos, temos assistido a uma onda crescente de ataques informáticos, capazes de provocar danos severos em vários domínios da sociedade.

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O impacto positivo da tecnologia e da digitalização no setor da Saúde
FEV'2022

A saúde evoluiu imenso com a implementação de software, nas suas diversas áreas.

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Por um planeta sustentável: vamos dar uma nova vida às lentes de contacto
JAN'2022

As lentes de contacto (LC) são dispositivos médicos usados por 150 milhões de pessoas para corrigir problemas de visão.

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Qr Code: obrigatório ou facultativo?
JAN'2022

O ano 2021 foi diferente, foi estranho, foi... A Pandemia continuou presente no nosso quotidiano e, a cada instante, fomos chamados a ajustar a nossa ação para responder aos seus avanços e recuos.

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Alterações ao calendário fiscal com impacto no quotidiano das IPSS
NOV'2021

O tema do momento é a dissolução da Assembleia da República e as eleições marcadas para o final do mês de janeiro de 2022. 

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Formar é INVESTIR com retorno garantido!
NOV'2021

O ano económico aproxima-se do seu termo. É o momento de se fazerem balanços preliminares e preparar o(s) exercício(s) económico(s) seguinte(s).

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PRR e o Impacto no Setor Social
AGO'2021

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é um instrumento estratégico de aplicação nacional que surge como resposta da União Europeia (UE) aos impactos nocivos da pandemia causada pela COVID-19 (...)

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Encarregado ou Responsável pela Proteção de Dados Pessoais
JUL'2021

A Câmara Municipal de Lisboa tem estado debaixo de fogo devido à proteção de dados pessoais. Deste assunto que muito que se fala, parece tão óbvia a violação de dados pessoais (...)

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3 anos de RGPD… em que ponto estamos?!
JUN'2021

O Regulamento Geral de Proteção de dados (RGPD), assim conhecido, é um Regulamento Europeu que estabelece as regras para o tratamento de dados pessoais de pessoas na União Europeia.

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Faturação Eletrónica nas IPSS
MAI'2021

A faturação eletrónica é uma realidade cada vez mais próxima e transversal a todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

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O RGPD na Saúde
MAR'2021

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), entrou em vigor em maio de 2018. Numa primeira fase as organizações privadas, públicas e sociais demonstraram preocupação e disponibilidade para implementar medidas de salvaguarda de dados pessoais. 

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A mudança que nos une: os desafios que enfrentamos juntos e como os vamos conseguir ultrapassar
FEV'2021

Quando nos deparamos com situações desafiantes e complexas é comum abordar-se também a nossa relação com a mudança como algo a que o ser humano (...)

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Novas Regras de Faturação para as IPSS: alterações?!
DEZ'2020

O ano 2020 está a terminar e as novas regras de faturação, que tinham entrada em vigor prevista para o início do ano 2021, viram determinados novas datas de início de vigência.

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Novas Regras de Faturação para as IPSS
NOV'2020

O ano 2021 vai trazer novas alterações às regras de faturação, com impacto para a maioria das IPSS. Estas alterações abrangerão a Comunicação das Séries das Faturas, a criação do Código Único do Documento (...)

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O seu software de gestão vale o que custa?
AGO'2020

A implementação de um software de gestão específico para a sua organização ou setor tem um forte impacto na gestão e na otimização de fluxos de trabalho, ao mesmo tempo que permite acelerar processos organizacionais e melhorar resultados. 

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O que conta são as pessoas
JUL'2020

No período que atravessamos, é importante refletir sobre a importância das pessoas, dos recursos humanos, trabalhadores que diariamente exercem a sua atividade nas entidades do setor não lucrativo, especialmente aquelas que têm na sua matriz a assistência às populações, nas regiões, nos territórios deste nosso país.

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Vou implementar o RGPD. O que devo fazer? [3]
MAI'2020

Em tempos de pandemia, não se pode esquecer as medidas de salvaguarda de dados pessoais. Têm sido inúmeras as advertências da Comissão Nacional de Proteção de Dados para falhas no tratamento de dados pessoais. 

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Vou implementar o RGPD. O que devo fazer? [2]
ABR'2020

No primeiro artigo sobre o processo de implementação do RGPD abordamos a necessidade de sensibilizar toda a organização para a importância deste processo e, abordamos também, a importância da recolha de dados e o rigor a incutir para que o resultado final possa conduzir ao maior grau possível de conformidade com o RGPD.

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Vou implementar o RGPD. O que devo fazer? [1]
MAR'2020

O mundo vive um momento de absoluta exceção: a pandemia de COVID-19 está a obrigar empresas e instituições a reformularem o seu quotidiano de trabalho de forma drástica. 

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Os riscos da não implementação RGPD
JAN'2020

Volvidos 20 meses da entrada em vigor do RGPD, muitas são as organizações que ainda não o implementaram. Uns (acredito que poucos) por desconhecimento, outros (alguns) por esquecimento, (...)

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F3M | Feel Innovation and Technology
JAN'2020

A F3M Information Systems fundada em 1987, em Braga – atualmente em Aveiro, Lisboa, Portalegre, Luanda e Maputo - é uma das maiores empresas portuguesas especializadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). 

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Novas Regras de Faturação: o que muda em 2020?
NOV'19

O Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de fevereiro veio regulamentar as obrigações relativas ao processamento de faturas e outros documentos fiscalmente relevantes, obrigações de conservação de livros, registos e respetivos documentos de suporte à faturação.

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IPSS: Novas Regras de Faturação
AGO'19

O ano 2019 marca uma nova alteração às regras de faturação, com potencial impacto para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). 

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Redes sociais: | uma revolução no contexto social
JUL'19

O desenvolvimento das redes sociais trouxe uma verdadeira revolução social no contexto atual e mudanças drásticas na forma de comunicar. Antes a comunicação era muito informativa e fundamentalmente unidirecional. Havia poucos canais e pouca interação. Hoje em dia, estamos na era das redes sociais digitais. Torna-se importante estar realmente “online” e é crucial ter uma atitude dinâmica e dinamizadora.

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RGPD | Filipe Cruz em entrevista
JUN'19

O Regulamento Geral de Proteção de Dados está em vigor desde 25 de maio de 2018 mas foi no passado dia 14 de junho que foi aprovada a Lei Portuguesa de Proteção de Dados Pessoais. Neste âmbito, Filipe Cruz, RGPD Especialist F3M, respondeu a algumas perguntas que ajudam a entender melhor este regulamento e as suas implicações práticas.

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O Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de fevereiro vem ditar novas regras de faturação
JUN'19

As entidades da Economia Social estão obrigadas a cumprir com as novas regras de faturação, impostas pela mais recente legislação. A entrada em vigor do novo diploma, que estabelece, por exemplo, o uso obrigatório de programas informáticos de faturação certificados e a emissão de faturas por meio eletrónico, decorre já a 1 de julho de 2019.

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APAC: A Inovação Tecnológica na Gestão do Processo Clínico e Social
MAI'19

Modernizar o serviço e melhorar a gestão e o funcionamento da organização foram os principais motivos que levaram a APAC - Associação de Pais e Amigos de Crianças a optar pela F3M, enquanto parceiro tecnológico. 

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O Regulamento Geral de Proteção de Dados
MAR'19

O dia 25 de maio de 2018, marcou o início de uma nova era com a entrada em vigor do Regulamento Europeu (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados e que revoga a Diretiva 95/46/CE (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados – RGPD).

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5 Mais-valias que o PRISMA traz ao seu negócio
FEV'2019

O PRISMA é um software de gestão online específico para o setor da ótica. Desenvolvido pela F3M, o PRISMA visa uma gestão integrada dos diferentes processos do negócio da ótica de forma a torná-los ainda mais eficientes. 

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O cumprimento do RGPD é obrigatório. Não arrisque!
FEV'2019

Mais do que uma “carga de trabalhos”, o RGPD é “A Oportunidade”  que todas as organizações têm para se olharem a si próprias e trilharem o caminho do rigor, da eficácia e da eficiência.

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O que esperar de um serviço de consultoria TI
FEV'2019

A consultoria TI encerra em si uma importância vital para a otimização de recursos e ferramentas de TI das organizações. A consultoria em áreas TI visa perceber, avaliar e propor as melhores soluções para os processos de trabalho de qualquer organização. 

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Santa Casa da Misericórdia de Guimarães: a tecnologia ao serviço da saúde
JAN'2019

Ter uma solução tecnológica que se adapte às diversas necessidades da organização e que acompanhe as inúmeras mudanças que vão surgindo foram alguns dos principais motivos que levaram a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães a optar pela F3M, enquanto parceiro tecnológico.

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O NOVO DESAFIO das soluções de Gestão
DEZ'2018

O objetivo dos sistemas de informação em geral e das soluções de gestão em particular foi, é e será permitir às organizações uma maior eficácia e eficiência na execução das suas tarefas bem como agilizar os seus processos internos, permitindo, também, uma melhor tomada de decisão.

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GAREN: A inovação tecnológica na avaliação de ativos
NOV'2018

Elevar os padrões de excelência e melhorar o desempenho da empresa face às novas exigências do mercado foram os principais motivos que levaram a GAREN a investir numa plataforma modernizada e ajustada às necessidades da organização.

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Vale a pena as entidades do terceiro setor apostarem em software específico?
NOV'2018

Um software de gestão integrada e específico para o setor, será uma mais-valia para garantir a conformidade com as necessidades e diretrizes da organização, representa uma importante fonte de informação, (...)

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E se a sua loja fosse idealizada a pensar na felicidade do seu cliente?
NOV’2018

Os clientes merecem tudo! 
Merecem que criemos um espaço diferenciador, com design requintado, funcional e confortável, onde possam vivenciar experiências agradáveis nos momentos que permanecem  em cada loja. 

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QTEC: Mais um caso de Sucesso “Inovação em Destaque”
OUT'2018

A F3M desenvolveu uma solução tecnológica à medida para a QTEC, uma empresa de inspeção de equipamentos, para responder a dificuldades ao nível da gestão de processos e acesso à informação.

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Santa Casa da Misericórdia de Fafe: o sucesso do DPO no setor social
SET'2018

A Santa Casa da Misericórdia de Fafe foi um dos primeiros clientes da F3M a beneficiar das vantagens da solução DPO, um software pensado e desenvolvido pela tecnológica, e que pretende responder aos principais requisitos do Novo Regulamento Geral para a Proteção de Dados. 

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A Análise Financeira nas entidades do 3º setor
SET'2018

Cada vez mais, as entidades do 3º Setor devem pautar a sua gestão pelos mais elevados padrões de qualidade e rigor.

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NGS: um caso sério de sucesso no setor têxtil
JUL'2018

Automatizar processos e reduzir tempos de entrega de amostras aos clientes foram alguns dos motivos que levaram a NGS Malhas a investir na modernização e inovação tecnológica. 

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RGPD - Deve ou não ser implementado nas IPSS
JUL'2018

O dia 25 de maio de 2018, marcou o início de uma nova era com a entrada em vigor do Regulamento Europeu (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares (...)

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A influência Customer Experience na estratégia de negócio da óptica
JUN'2018

No cenário atual, é notório que as óticas têm procurado as mais variadas estratégias para se destacarem no mercado. A este nível temos assistido a um foco crescente na gestão e produtividade das equipas; (...)

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A poucos meses da entrada em vigor do diploma, empresas ainda não estão preparadas para o novo RGPD
MAR'2018

A poucos meses da entrada em vigor do diploma, as empresas ainda não estão preparadas para a implementação do Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), uma situação que poderá pôr em causa a sua sobrevivência.

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Tendências tecnológicas 2018 / oportunidades para potenciar o negócio
JAN'2018

As tendências para 2018, no que se refere aos grandes temas da tecnologia, não são muito diferentes daquelas a que assistimos em 2017.

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RGPD consagra um conjunto de direitos para o titular de dados pessoais
OUT'2017

O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados – RGPD – consagra, desde logo um conjunto de Direitos para o titular de dados pessoais, a saber: Acesso, Retificação, Apagamento, Limitação, Portabilidade e Oposição.

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O Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados entra em vigor em maio de 2018 . Parece-lhe um futuro distante?
SET'2017

O ano 2018 vai marcar uma viragem muito significativa na proteção de dados pessoais. Numa altura em que os ataques informáticos se intensificam e que cada cidadão tem a sua vida cada vez mais exposta, (...)

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A sua estratégia privilegia a rentabilização dos clientes?
JUL'2017

A fidelização de clientes é hoje, mais do que nunca, uma questão essencial à estratégia de crescimento do negócio.

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Fatores Críticos para uma Boa Gestão de uma IPSS
ABR'2017

Cada vez mais a gestão das IPSS obedece a rigorosos critérios de qualidade e organização que importa relevar, independentemente da dimensão que a Instituição possa assumir.

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Encerrar e Prestar Contas nas IPSS
MAR'2017

Os atos de encerrar e prestar contas revestem-se de uma crucial importância para as IPSS. 

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Formação: o pilar da Organização
MAR'2017

A formação sempre foi um tema que recolhe muitos “amores” e “desamores”. 

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O software ao serviço do terceiro sector
FEV'2017

O uso de soluções informáticas nas instituições particulares de solidariedade social, o chamado terceiro setor, pode parecer, para quem não conhece esta realidade, um paradoxo e pouco aproximado da realidade. 

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A Avaliação de Desempenho nas IPSS
JAN'2017

A Avaliação de Desempenho (AD) é uma temática que, apesar de estar implícita no quotidiano nas Instituições, é alvo de grande resistência, quer pelas direções, quer pelos trabalhadores. 

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