opentalk F3M

F3M desafia profissionais e comunidade a encontrarem novas respostas de eficiência energética e sustentabilidade - setor social

2021-06-23

O OPENTALKbyF3M está de regresso.  A 4ª edição, que se irá realizar em parceria com a Câmara Municipal do Porto, vai decorrer a 21 de setembro, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, e vai contar com um vasto conjunto de oradores de referência.  "Setor social num novo desafio - Eficiência energética no caminho da sustentabilidade" será o tema em análise numa edição que pretende desafiar os profissionais e a comunidade a refletirem sobre a racionalização do uso das fontes de energia e a gestão equilibrada entre os recursos e as necessidades da sociedade. Encontrar respostas práticas que possam ir ao encontro de uma maior eficiência energética e sustentabilidade na área social é, por isso, o principal objetivo do evento.  A iniciativa, cuja sessão de abertura está marcada para as 10h00, vai contar com a presença de Paulo Peixoto, Diretor da Região Norte da ATEC, e de André Oliveira, da Santa Casa Misericórdia do Porto. Num segundo momento do evento, vão estar presentes Carlos Almeida, Diretor de Valorização e Estratégia no CEIIA, Paulo Santos, da Fundação Beatriz dos Santos. Na terceira e última parte do dia, estão previstas as intervenções de Cristina Costa, responsável pela Educação para o Desenvolvimento Sustentável no pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, e de Diácono Horácio Félix, do Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Luz. A cerimónia de encerramento decorrerá pelas 16h00. Apesar de gratuita, a sessão está sujeita a inscrição prévia. Poderá ser efetuada AQUI.  Além da parceria com a Câmara Municipal do Porto ("Official Partner"), o OPENTALKbyF3M conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga ("Institutional Partner") e das empresas AESACADEMY, CONTROLSAFE, SABSEG Seguros, APED, LKCOM, Santander ("Sponsors") e Cardan ("Mobility Sponsor"). + informações

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executive ipss

F3M e UMinho Exec reeditam uma parceria de sucesso, apresentando a 2ª edição do Executive IPSS

2021-05-25

Com o objetivo de promover boas práticas de gestão, este Programa Executivo conta com a duração de 60 horas e percorre fatores críticos da gestão destas Instituições, desde a gestão estratégica, passando pela legislação laboral, fiscal e contabilidade, até à gestão dos recursos humanos. À Semelhança da 1ª edição, desenvolvida em Braga e Bragança, a F3M e  UMinho Exec tiveram a preocupação de reunir um leque de formadores de elevada competência técnica e experiência profissional junto do 3º setor.  A Gestão das Instituições Particulares de Solidariedade Social é uma tarefa cada vez mais complexa e reveladora de grandes desafios. Neste contexto, assume particular relevância a formação dos seus quadros dirigentes e quadros superiores, numa busca incessante pela excelência dos serviços disponibilizados e reforçando o foco na obtenção de resultados que permitam potenciar a sustentabilidade das Instituições. Profundamente atentos e conhecedores deste setor, a F3M e a UMinho Exec reforçaram a sua parceria, com vista a proporcionar uma oportunidade formativa de excelência a todas as IPSS.   O “Executive IPSS” apresenta-se, assim, como um projeto de formação avançada que disporá de formadores que acumulam os mais elevados índices de conhecimento a uma profunda experiência no trabalho em IPSS e com as IPSS. Com este projeto, a F3M e a UminhoExec pretendem proporcionar uma verdadeira oportunidade de formação, de crescimento e de disseminação das boas práticas de gestão.  Segundo o INE, os números do setor social são arrebatadores: mais de 55.000 entidades, 260.000 trabalhadores, 14.000 milhões de euros de recursos utilizados e um contributo de 3,8% para o PIB nacional. Por aqui se conclui que a gestão destas entidades assume uma preocupação central. Cada vez mais se procuram gestores profissionais, pessoas com um nível de qualificações que lhes permita introduzir no setor um conjunto de boas práticas de gestão, capazes de melhorar os níveis de eficácia e eficiência organizacional. Neste sentido, estabelecemos como principal objetivo despertar as atuais direções para a necessidade de incutir boas práticas de gestão e preparar os novos dirigentes para os desafios que o 3º setor lhes coloca, em áreas como o planeamento, a sustentabilidade, a fiscalidade, a legislação laboral e os recursos humanos, entre outras. Esta é uma oportunidade única de se trabalhar em prol da sustentabilidade do 3º setor, promovendo um modelo de excelência que contribua decisivamente para ajudar a preparar melhor os seus dirigentes. A F3M e a UMinho Exec assumem o compromisso de colocar toda a sua experiência e qualidade ao serviço das Instituições do Setor Social. FORMADORES    |     CONTEÚDO PROGRAMÁTICO    |    CANDIDATURA  

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humanside

F3M quer transformar a gestão de recursos humanos e promover o bem-estar dos colaboradores com projeto inovador

2020-05-14

É um dos principais desafios da F3M nesta era pandémica, com foco no bem-estar de equipas e gestão de pessoas. A F3M está a implementar um serviço inovador que pretende incentivar os dirigentes de empresas e instituições na adoção das melhores práticas ao nível da gestão de recursos humanos. Criar ou otimizar processos de recrutamento e seleção, melhorar o sistema de avaliação de desempenho e potenciar a capacitação e formação das pessoas são algumas das ações que a F3M tem vindo a promover junto de várias empresas e entidades. Além de fomentarem a eficiência organizacional, estas iniciativas têm contribuído para estimular a motivação das equipas, transformando velhos hábitos em novos comportamentos.   A atuação da F3M nas organizações arranca com uma fase de sensibilização e análise da situação atual, nomeadamente a recolha e análise de procedimentos e documentos. É, posteriormente, criada documentação de suporte com a definição das medidas sugeridas, seguindo-se um período de formação certificada destinada às equipas, de acordo com as medidas que são adotadas no decorrer do projeto. O papel da F3M engloba, também, a implementação de sistemas de gestão de recursos humanos adaptados às especificidades das organizações.  A F3M disponibiliza, para o efeito, uma equipa de especialistas que, não só identifica as principais necessidades da entidade, como também fomenta a adoção dos melhores procedimentos, acompanhando, ainda, as medidas implementadas.   "Com este novo serviço da F3M, que apelidamos de "humanside", queremos, acima de tudo, contribuir com a nossa experiência e ajudar os profissionais, sobretudo, os líderes e os principais decisores das organizações, a investirem em sistemas de gestão de recursos humanos que possam tornar todos os processos, a este nível, mais simples, otimizados e eficientes”, revela Filipe Cruz, Manager Training Centre.  “A transformação digital, de que tanto se fala nos dias de hoje, também se evidencia a este nível, por exemplo, através da informatização da informação, da desmaterialização de processos ou através da obtenção de dados em tempo real. Também aqui, na gestão de pessoas, a tecnologia tem um papel preponderante, agilizando processos e garantindo mais eficiência nas organizações”, realça ainda o responsável.   

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f3m feel it program

F3M vai oferecer aos colaboradores e respetivas famílias apoio jurídico, financeiro, psicológico e psicossocial gratuito

2021-04-09

A F3M, uma das maiores tecnológicas do país e há vários anos eleita como uma das melhores empresas para trabalhar, está a disponibilizar, à sua equipa e respetivos membros do agregado familiar, apoio gratuito nas áreas jurídica, financeira, fiscal, psicológica e psicossocial. Os colaboradores vão ter acesso a sessões com especialistas e a uma linha telefónica para solicitarem assistência e resolver diversas situações do dia a dia. Com esta iniciativa, a F3M reforça o apoio que tem dado à sua equipa, fomentando a saúde, o bem-estar e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.  É uma medida que pretende apoiar os colaboradores em plena era pandémica.  Os colaboradores poderão assim esclarecer dúvidas e obter mais informações em relação a diversas situações da sua vida pessoal, ligadas, por exemplo, à educação das crianças, escolas e creches, subsídios e apoio a idosos. Poderão, ainda, resolver questões ligadas a conflitos conjugais, gestão do stress, contratos, multas, dívidas, IRS ou focadas no seu orçamento familiar. Para o efeito, estará disponível, durante toda a semana e nas 24 horas do dia, uma linha telefónica de apoio que será atendida por um profissional qualificado que fará uma avaliação inicial da situação e encaminhará o colaborador para a especialidade que procura. Após isso, o colaborador ou membro do seu agregado familiar terá acesso, por ano, até seis sessões de apoio com um especialista. As sessões poderão ser presenciais, telefónicas ou em formato virtual.  "A F3M sempre esteve ao lado das suas Pessoas, mas, num momento como este, em que todos sentimos, de alguma forma, os efeitos nefastos da pandemia, é ainda mais importante reforçamos o nosso apoio. Por isso, com este programa a que chamamos Feel IT, dando uma nova utilização a um conceito que criámos há alguns anos, queremos, acima de tudo, promover o bem-estar, a saúde e a satisfação dos nossos colaboradores”, refere Anabela Silva Maia, responsável pela Gestão de Pessoas na F3M. Considerada, desde 2011, como uma das 100 melhores empresas para trabalhar, a F3M tem vindo a desenvolver, ao longo dos mais de 30 anos de atuação no mercado, um vasto conjunto de iniciativas que procuram assegurar as melhores condições de trabalho. Entre os vários benefícios proporcionados à equipa estão, por exemplo, o home office, a alternância de horários, day off no aniversário, seguro de saúde, incentivo à natalidade e prémio de parentalidade.

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tecnologia e óticas

Novas tecnologias e ótica são apelo no Global Community Summit 2021 | EYE CONNECTION

2021-03-10

A F3M marcará presença no evento virtual Gobal Community Summit EYE CONNECTION, que reunirá mais de 6.700 óticos independentes, 9 países e 2 continentes. A digitalização e inovação na ótica independente é um dos temas centrais do Global Connect Summit 2021 que acontece de 10 a 16 de março online. A presença F3M acontece através de stand virtual e presença na conferência virtual, no dia 11 de março às 19h35, sobre o tema “Digitalização da Ótica em tempos COVID” onde participarão três óticos para falar sobre a importância da digitalização na ótica independente com a moderação de João Oliveira, Business Director da F3M.  Acreditamos que com esta participação, a F3M continuará a promover a inovação e competitividade no setor da ótica. Mais informações sobre Global Community Summit 2021 | EYE CONNECTION Registe-se já no Global Community Summit 2021 | EYE CONNECTION  

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F3M Eco friendly

F3M reforça cultura Eco Friendly e incentiva a participação de todos

2021-03-08

Ao longo dos anos a F3M tem assumido uma cultura Eco Friendly e reforça constantemente a sua postura ativa e responsável face ao tema.  À medida que o mundo vai evoluindo torna-se cada vez mais urgente a preservação do meio ambiente, sendo essa uma responsabilidade de todos. Ser Eco Friendly é um orgulho para a F3M, que pretende incentivar colaboradores, clientes e parceiros a juntarem-se nesta caminhada.  Na F3M são adotados diariamente, por toda a equipa, comportamentos e estratégias que permitem um desenvolvimento mais sustentável.  Com intuito de reforçar esta temática junto dos seus clientes, a F3M incentiva ainda a adesão à fatura eletrónica, um processo simples, rápido, prático e seguro, que atesta o compromisso da empresa com o meio ambiente.  Também nas redes sociais F3M são partilhados vários conteúdos sobre o conceito Eco Friendly, porque a empresa considera fundamental salientar a importância do tema, inspirar seguidores e reforçar a sua cultura.  Ser Eco Friendly é para a F3M uma prioridade. No futuro, a aposta passa pela constante reinvenção e encontro de novas formas de proteger o planeta.   

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F3M iso 20000-1

F3M partilha experiência em Webinar dedicado à Certificação em Gestão de Tecnologias de Informação

2021-02-10

Ana Esteves e Patrícia Reis, da F3M, vão participar na sessão virtual "It´s Time To Talk About… Importância da norma ISO 20000 em tempos de confinamento", organizada pela itSMF Portugal.  Na iniciativa, que decorre a 24 de fevereiro, pelas 18h00, Patrícia Reis, Manager na F3M, irá apresentar o sistema de gestão da empresa, composto por várias normas de certificação, incluindo a ISO 20000-1. Já Ana Esteves, Customer Support & Implementation Director na F3M, irá abordar a aplicação daquela norma (caso prático) e a sua importância para a empresa em tempos de pandemia.  No final, as responsáveis irão, também, participar num debate e momento de reflexão sobre a importância de normas aplicáveis aos serviços de IT no contexto da atual pandemia.  Recorde-se que a F3M foi a primeira empresa do seu setor a ser reconhecida pela Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação (ISO 20000-1:2018). Distinção à qual se juntam, ainda, a certificação em Gestão da Qualidade (ISO 9001:2015) e a certificação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (NP 4457). A F3M integra ainda a Comissão Técnica "CT 191 - Gestão de Serviços e Governação de TI", responsável pela normalização tecnológica neste setor e cujo objetivo principal é a implementação de políticas de boas práticas na gestão dos serviços prestados pelas empresas. Ciente da importância e impacto que estas distinções têm vindo a ter na melhoria contínua dos seus serviços e na qualidade da sua oferta, o objetivo da F3M passará, agora, por integrar as suas várias certificações num único sistema, mais focado, otimizado e resiliente.  A Inovação está, de resto, no ADN da F3M. Além de integrar a rede PME Inovação COTEC, é associada-fundadora da INOV.ORG, Associação para a Inovação Organizacional. Se quiser acompanhar esta iniciativa, encontra mais informação e pode inscrever-se aqui.  

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F3M | impacto da pandemia

Especialistas e profissionais do setor social debatem impacto da pandemia

2021-01-13

Analisar e debater o impacto que a atual pandemia de COVID tem tido no bem-estar psicológico dos dirigentes e trabalhadores das entidades do setor social foi o principal objetivo de uma sessão virtual que a F3M realizou no passado dia 29 de dezembro. Profissionais e instituições têm estado na linha da frente no combate à propagação do novo coronavírus, assegurando a proteção e os cuidados em respostas sociais de todo o país, frequentemente junto de grupos mais debilitados e, por isso, mais afetados.  A iniciativa contou com a participação de um importante leque de oradores, com experiência e conhecimento aprofundados no setor, dos quais se destacam Ana Gomes, Coordenadora da Comissão Nacional de Coordenação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, em representação do Ministério do Trabalho e Segurança Social, e Maria João Quintela, Consultora da Direção-Geral da Saúde e Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia. Na mesa redonda contamos ainda com a participação de outras personalidades da área social, nomeadamente Filomena Araújo, Presidente da UDIPSS Viana do Castelo, Horácio Felix, Presidente do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Luz (Torres Vedras), incluindo a Psicóloga Adriana Paiva e Maria Manuela Miguel, Manager da F3M. Num momento delicado que o setor atravessa, torna-se de maior relevância a organização de fóruns que permitam levantar estratégias e partilha de experiências. Deste fórum podemos destacar algumas ideias chave das quais destacamos: •1• A Pandemia trouxe vários desafios e dificuldades. Importa retirar o melhor deste ano e integrar as novas aprendizagens no futuro.  •2• Num setor onde se trabalha de pessoas para pessoas, a humanização e empatia tornam-se num aliado para ultrapassar os obstáculos. •3• É um enorme desafio em aplicar no terreno, nas organizações todas as recomendações gerais.  •4• As estruturas de apoio, como as UDIPSS,  assumem o papel de facilitadores na mobilização de parcerias, na construção de novas formas de trabalhar em rede e fomentam um diálogo transversal e integrado. •5• As organizações são desafiadas a agir rapidamente e a reforçar a autoconfiança durante as suas intervenções. É imprescindível dotar os utentes, as equipas e as organizações de fatores protetores para fazer face aos fatores de risco e apostar em recursos para melhorar o bem-estar e estrutura psicológica dos envolvidos. Esta sessão marca o início do trabalho em rede e da criação de um espaço de partilha, discussão e desenvolvimento de recursos e estratégias. Veja ou reveja os testemunhos dos oradores.              

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certificações F3M

F3M estabelece desafio ambicioso de integrar as suas várias certificações num único sistema

2021-01-11

Com certificação em Gestão da Qualidade (ISO 9001:2015) há 14 anos, tendo sido a primeira empresa do seu setor reconhecida em Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação (ISO 20000-1:2018) e uma das poucas empresas com certificação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (NP 4457), a F3M quer agora integrar as suas várias certificações num único sistema, mais focado, otimizado e resiliente. Um objetivo audacioso para o ano que agora se inicia e que demostra o impacto e a importância que estas distinções têm para a empresa e para os seus clientes. A F3M, uma importante referência na área das Tecnologias da Informação e Comunicação, em Portugal, reforça também, com esta nova meta, o seu empenho na melhoria contínua e na qualidade dos seus serviços. Patrícia Gonçalves Reis, Manager Quality & Investment Projects da F3M, afirma que "a F3M está hoje mais segura e capaz de garantir o cumprimento dos níveis de serviços acordados com os Clientes, com garantias de continuidade, disponibilidade e capacidade dos seus serviços, providenciando níveis adequados de controlo de segurança de informação, melhorando desta forma o desempenho dos seus Serviços e da Organização no seu todo." Saiba mais no testemunho partilhado pela APCER: https://apcergroup.com/pt/newsroom/2025/testemunho-f3m-information-systems  

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sessão F3M sobre a pandemia

Especialistas e profissionais analisam impacto da pandemia no bem-estar psicológico dos trabalhadores da área social

2020-12-24

Analisar e debater o impacto que a atual pandemia de Covid-19 tem tido no bem-estar psicológico dos dirigentes e trabalhadores das entidades do setor social (IPSS) é o principal objetivo de uma sessão virtual que a F3M vai realizar na próxima terça-feira, 29 de dezembro. Estes profissionais e instituições têm estado na linha da frente no combate à propagação do novo coronavírus, assegurando a proteção e os cuidados em respostas sociais de todo o país, frequentemente junto de grupos mais debilitados e, por isso, mais afetados.  A iniciativa vai contar com a participação de um importante leque de oradores, com experiência e conhecimento aprofundados no setor, dos quais se destacam Ana Gomes, Coordenadora da Comissão Nacional de Coordenação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, em representação do Ministério do Trabalho e Segurança Social, e Maria João Quintela, Consultora da Direção-Geral da Saúde e Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia. Farão parte de uma mesa redonda outras personalidades da área social, nomeadamente Filomena Araújo, Presidente da UDIPSS Viana do Castelo, Horácio Felix, Presidente do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Luz (Torres Vedras), incluindo a Psicóloga Adriana Paiva e Maria Manuela Miguel, Manager da F3M. A sessão, que decorrerá das 15h00 às 17h00, é dirigida aos vários profissionais que atuam diariamente na área social, nomeadamente dirigentes, diretores técnicos, responsáveis pelos recursos humanos e outros trabalhadores e responsáveis das IPSS. Perceber que impacto tem a atual pandemia no bem-estar psicológico destes trabalhadores é a principal finalidade desta iniciativa da F3M, que encerra também o ano formativo do Training Centre. 

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F3M

F3M associa-se à campanha bracarense Juntos pelo comércio para ajudar a dinamizar a economia local

2020-12-03

Os colaboradores da F3M que façam as suas compras de Natal no comércio tradicional vão receber um apoio monetário que permitirá cobrir despesas efetuadas. A iniciativa, que pretende dar um novo impulso ao comércio tradicional local, vai ao encontro do apelo de responsabilidade social lançado pela Associação Comercial de Braga (ACB), que incentivou empresários do concelho a apoiarem este setor, um dos mais afetados pela atual crise pandémica. A F3M irá assim oferecer, a cada colaborador, um valor monetário fixo, utilizado para cobrir a aquisição de produtos, bens e serviços em estabelecimentos comerciais tradicionais durante a época natalícia, contribuindo, dessa forma, para dinamizar e revitalizar a economia local.  "O pequeno comércio é, sem dúvida, um dos mais afetados e um dos que mais está a sofrer com esta situação de pandemia. Por isso, quisemos fazer a nossa parte e dar o nosso contributo para que o Natal possa ser, na medida do possível, um pouco mais animador e otimista para todos", refere Pedro Fraga, CEO da F3M. "Com este gesto, que, para nós, pretende ser também simbólico e ao qual os nossos colaboradores se associaram desde a primeira hora, queremos evidenciar a nossa postura ativa, dinâmica e de apoio à comunidade e ajudar, no que for possível, para minimizar o impacto desta pandemia que, a todos, nos tem afetado de alguma forma, esclarece ainda o responsável. O agravamento da situação pandémica no país e as medidas mais restritivas para travar o vírus estão a ter um impacto forte na economia nacional. Os últimos dados divulgados pelo Banco de Portugal revelam que o endividamento da economia portuguesa voltou a subir para 738 milhões de euros, estando prevista, para os últimos meses do ano, uma nova uma contração na curva de crescimento da economia. 

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elegis

Serviço F3M de partilha de informação legal chega a cerca de 4 mil pessoas

2020-11-30

A F3M quer alargar o seu serviço de seleção, compilação e envio de informação legal para os profissionais de empresas e instituições. Há alguns anos que, semanalmente, a tecnológica reúne e disponibiliza numa newsletter digital gratuita – e-LEGIS - um conjunto de informações legais, nomeadamente novos diplomas ou alterações legislativas. Esta ferramenta é considerada pelos profissionais como fundamental, porque lhes permite estar informados e a par de alterações legislativas. A F3M vai agora lançar uma campanha de informação com o objetivo de alargar o número de subscritores. Um serviço que ganhou uma importância reforçada em tempos de pandemia, fruto da necessidade de alterações legislativas mais regulares. Além dos 4 mil clientes que já recebem esta informação semanal, a empresa pretende chegar a mais profissionais dos setores onde atua. Apoiar as entidades numa altura de incerteza e de alterações legais constantes, esclarecer dúvidas e ajudar na tomada de decisão são as principais finalidades da F3M.  Através da e-LEGIS, a newsletter de informação legal que desenvolveu para os seus clientes, a F3M pretende manter os profissionais a par das mais recentes alterações legais, no âmbito da Segurança Social, Solidariedade, Finanças, Justiça e Trabalho, apresentando ainda as últimas resoluções da Assembleia da República e do Conselho de Ministros. A par desta informação, a newsletter dá também destaque a várias medidas e datas referentes à Autoridade Tributária e Aduaneira e ao Portugal 2020. Além destes conteúdos, a e-LEGIS contém ainda um calendário fiscal com as datas mais relevantes, no sentido de alertar as empresas e instituições para a entrega ou envio obrigatório de documentos, submissão de relatórios ou liquidação e pagamento de impostos, como é o caso do IRS, IVA, IRC, entre outros.  “A e-LEGIS é um instrumento de trabalho e de orientação muito interessante para as organizações, porque apresenta toda a informação legal de forma estruturada, sistematizada e simples. Com o trabalho intenso do dia a dia, muitas vezes, os profissionais não têm tempo para ler este tipo de documentos com a devida atenção, sobretudo, agora, com a pandemia e em que as leis estão consecutivamente em reformulação. Queremos, por isso, com esta newsletter, ajudar os diretores de entidades, os técnicos e os líderes das organizações a tomarem decisões rápidas, com base neste documento simplificado que vamos preparando semanalmente”, refere Sergio Agrelos Administrador F3M.   

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F3M APTFeridas

F3M marca presença no 1.º congresso virtual da APTFeridas

2020-11-20

A Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas (APTFeridas) realizará, entre os dias 23 e 27 de novembro, o primeiro congresso virtual nacional na área da Prevenção e Tratamento de Feridas sob o tema “APTFeridas 2020 | Rumo a uma nova dimensão”. A F3M associa-se a este evento e marcará presença com as suas soluções tecnológicas específicas para o setor da saúde. Convidámo-lo a participar e a consultar toda a informação que colocaremos à sua disposição neste evento, com particular destaque para a solução MpDS, solução mobile para agilizar o processo de captação de imagens clínicas de alta qualidade para diferentes contextos clínicos. A F3M com o projeto MpDS – Medical pre-Diagnostic System visou a investigação e desenvolvimento de uma solução mobile integrada e flexível para captação de imagens médicas com vários tipos de magnificações, que possa ser utilizada para o diagnóstico de um amplo espetro de patologias. Este projeto assenta numa das áreas de intervenção estratégica da empresa no setor da saúde e contou com o Instituto Fraunhofer Portugal como parceiro de investigação.  

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Portaria N.º 195/2020

F3M apoia entidades do Setor Social no processo de transição para novas regras ao nível da faturação

2020-11-09

A F3M está a lançar novas versões das soluções tecnológicas de gestão para entidades do Setor Social (IPSS), em resposta aos recém-publicados documentos legais que definem, entre outras medidas, a inclusão de um QR Code nas faturas já a partir de 1 de janeiro 2021. A par com estas atualizações, a F3M está também a realizar sessões de esclarecimento sobre o tema e a efetuar um trabalho de sensibilização junto dos seus clientes para ajudar as instituições e seus profissionais a adaptarem-se às novas regras de faturação.  De acordo com o Despacho nº 412/2020-XXII, de 23 de outubro, que introduziu alterações às datas definidas pela Portaria nº 195/2020, de 13 de agosto, faturas e outros documentos fiscalmente relevantes vão passar a incluir, a partir de janeiro de 2021, um QR Code, requisito que vai implicar alterações ao nível dos programas informáticos e também de configuração e imagem dos documentos.  Além de ser necessário realizar a instalação da atualização do software, será preciso que as instituições, por exemplo, verifiquem a personalização dos documentos. É ainda fundamental avaliar se as impressoras garantem a legibilidade do Código QR, uma vez que nem todos os equipamentos poderão estar preparados para este efeito. São vários os procedimentos que necessitarão de ser avaliados e analisados, pelo que a F3M tem vindo a aconselhar e a esclarecer dúvidas através de ações de informação sobre a temática. A inclusão de um Código Único de Documento (ATCUD), nas faturas e em outros documentos fiscalmente relevantes, passa a ser obrigatório só a partir de 1 de janeiro de 2022, ao contrário do que o inicialmente previsto pela Portaria. Ainda segundo aquele Despacho, a comunicação de séries documentais para obtenção do código de validação será permitida pela Autoridade Tributária (AT) aos sujeitos passivos apenas a partir do início do segundo semestre de 2021. "É uma realidade à qual as instituições se têm inevitavelmente de ajustar. E é, por isso, que estamos, junto dos nossos clientes, a fazer este trabalho de consultoria e aconselhamento permanente, sobretudo, porque têm existido muitas dúvidas quanto às informações que terão efetivamente de ser incluídas até ao próximo ano. É o caso, por exemplo, do Código Único de Documento (ATCUD) cuja inserção nas faturas foi adiada para 2022”, refere Filipe Pinto, responsável pela área social na F3M.  Além de combater a fraude fiscal, o Governo pretende, com estas medidas, desmaterializar processos e reduzir o uso do papel. A inclusão do QR Code nas faturas vai ainda dar aos contribuintes a possibilidade de, através de uma App instalada no seu telemóvel, validarem as suas faturas.     

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PIU INFÂNCIA

A F3M reforça o apoio a entidades do terceiro setor na sua transformação digital

2020-09-23

A F3M acaba de lançar uma solução tecnológica para o setor da Economia Social que vai ajudar os profissionais de instituições sociais ligadas à infância a dedicarem mais tempo aos seus utentes, permitindo, ao mesmo tempo, que encarregados de educação acompanhem à distância o dia a dia dos seus filhos. Com esta ferramenta 100% web, que pode ser utilizada em berçários, creches, infantários, centros de estudo, ATLs e Educação Pré-Escolar, a F3M reforça, uma vez mais, o seu apoio às entidades do setor que continuam a apostar na transformação digital. Esta solução possibilita o acesso rápido e simplificado dos profissionais a toda a informação sobre o utente, nomeadamente a hábitos, dados de saúde e plano individual. Permite ainda, entre outras funcionalidades, gerir entradas e saídas da instituição, atividades por sala, planos pedagógicos por utente e até ementas. “É uma solução que vai ser muito útil para os profissionais do terceiro setor. Além de poderem consultar toda a informação sobre o utente, podem ainda efetuar os registos necessários sobre as atividades diárias”, refere Pedro Fraga, CEO da F3M. “Acaba por ser uma espécie de central de informação sobre os utentes, estando em linha com os processos-chave definidos pela Segurança Social e orientações curriculares para a educação pré-escolar”, esclarece o responsável.  “Tem ainda a vantagem de ter associada uma aplicação que os pais poderão utilizar, a partir de qualquer lugar, para acompanhar o quotidiano dos seus filhos. O PIU Infância, nome que atribuímos à solução, pretende ser, sobretudo, um importante canal de comunicação entre os encarregados de educação e a instituição”, sintetiza ainda Pedro Fraga. Tornar as instituições sociais mais digitais, dinâmicas e eficientes, em resposta às atuais necessidades do setor, é também um dos principais objetivos da F3M. Recorde-se que a empresa tem sido parceira tecnológica de dezenas de entidades que se estão a reconverter à era digital. SAIBA MAIS

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F3M implementa plano de contingência para reforçar proximidade e apoio a clientes

2020-07-13

Manter o nível de qualidade dos serviços e todo o apoio a clientes, garantindo a segurança de todos é o principal objetivo do Plano de Contingência F3M, que determina um conjunto de ações e procedimentos a implementar em situações de contacto direto entre colaboradores e destes com clientes ou parceiros, quer nas instalações da F3M ou em deslocações externas.  Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e das restantes entidades, foram implementadas, nas instalações da F3M, novas medidas de contingência. Além do uso obrigatório de máscara, está assegurado o distanciamento social, para que todos se sintam confortáveis nos seus respetivos postos de trabalho. Nas instalações F3M todos os lugares, superfícies e respetivos equipamentos são continuamente desinfetados para que o ambiente se mantenha limpo e seguro.   Os mesmos cuidados de higienização e prevenção são mantidos em deslocações externas da equipa F3M e em visitas a clientes. Na F3M mantemos a preocupação constante em estar ao lado dos clientes, sempre próximos, e, acima de tudo, a apoiá-los nesta fase de instabilidade, dando-lhes toda a confiança e otimismo para o futuro. Mantendo a motivação e empenho de sempre, continuamos focados em prestar um serviço de excelência e em entregar as melhores soluções tecnológicas, sem prescindir do contacto direto, reforçando continuamente a proximidade e a força das nossas relações.      

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prisma

Solução tecnológica 100% web para a gestão das óticas

2020-07-17

Está a aumentar o número de profissionais e de lojas que estão a utilizar o PRISMA, a solução tecnológica que a F3M desenvolveu para a gestão online das óticas. Só no primeiro semestre deste ano, a F3M registou um aumento de mais de 50% no número de utilizadores, bem como em lojas, onde o crescimento foi de quase 50%. Numa altura em que as empresas estão focadas na digitalização dos seus negócios e na adoção de soluções de gestão 100% web-based, o PRISMA ganha terreno e expande-se, sobretudo, no mercado nacional.  “Notámos, nestes últimos meses, um cada vez maior interesse por parte dos profissionais do setor. É uma ferramenta web-based, simples, intuitiva, fácil de utilizar e que permite gerir, em qualquer lugar e momento, as diversas atividades inerentes a uma ótica. Já era uma solução tecnológica muito requisitada, mas agora, com a digitalização dos negócios, em parte impulsionada pela pandemia, a sua procura aumentou significativamente", refere João Oliveira, responsável da F3M pelo setor das óticas.  Gerir o portefólio de produtos, stocks, encomendas e pedidos são algumas das tarefas que podem ser realizadas através do PRISMA, mas a solução é mais abrangente, de acordo com João Oliveira. "Conseguimos, através do PRISMA, tratar de questões relacionadas com a faturação, fidelização de clientes, comparticipações e transferências entre lojas e armazéns. Está também em linha com as atuais recomendações do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados. É, por isso, uma solução muito completa, atual e na qual estão interligadas todas as áreas de uma ótica", realça João Oliveira. Desenvolvido pela F3M, especificamente para este setor, o PRISMA permite automatizar e otimizar processos, controlar cada etapa e gerir, com maior eficiência e assertividade, todas as operações. João Oliveira não tem dúvidas. Para o responsável, “com esta ferramenta, consegue-se ganhar tempo, rentabilizar custos, agilizar o trabalho das equipas e, com isso, fomentar a motivação e a produtividade global da ótica”.  Além desta solução, a F3M disponibiliza ainda apoio técnico e serviços complementares, nomeadamente ao nível da infraestrutura, privacidade e segurança. "Procuramos oferecer, aos nossos clientes, um serviço global e completo, que lhes permita estarem preparados para todas as necessidades do setor e para responderem, com assertividade, a todas as solicitações dos seus próprios clientes”, remata João Oliveira.  

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formação f3m

Há cada vez mais profissionais a recorrerem à formação remota para reforçar competências e combater o isolamento social

2020-06-23

É cada vez maior o número de profissionais que procuram formação à distância. Só nos últimos três meses, de março a maio, o número de participantes em ações de formação do Training Centre da F3M triplicou e a expectativa é que a procura continue a aumentar. Além de aproveitarem para reforçar conhecimentos, os profissionais encontram na formação à distância uma forma de combater o isolamento social imposto pela atual pandemia de Covid-19.  “Nos últimos três meses, tivemos uma média de 250 formandos por mês. Já em abril e maio, a média subiu para 300 participantes por mês", refere Filipe Cruz, coordenador da área da Formação na F3M, que admitiu terem reforçado a oferta formativa no Training Centre da empresa.   De acordo com o responsável, esta procura por formação à distância está diretamente relacionada com os efeitos da atual pandemia: "Há claramente um aumento da procura de formação, muito direcionada para aquelas que são áreas relacionadas com as questões pandémicas. Apesar da maioria das pessoas estar em teletrabalho, é notório que os profissionais procuram aperfeiçoar o conhecimento, combatendo, ao mesmo tempo, o isolamento social." Além das alterações à lei laboral, em tempos de pandemia, os profissionais procuram, sobretudo, formações relacionadas com medidas de apoio às empresas e proteção ao emprego. No top cinco dos cursos mais frequentados, estão também temas como as medidas de controlo da pandemia, de desconfinamento e estratégias para viver e trabalhar em confinamento.  "Não há dúvida que o novo vírus alterou a rotina dos profissionais, das empresas e das instituições. Nos últimos meses, foram diversas as alterações legislativas, as mudanças no trabalho – com a adoção, em muitos casos, do teletrabalho - as regras de distanciamento social e agora as medidas de desconfinamento e o regresso a uma nova "normalidade", todas estas questões suscitaram muitas dúvidas e isso contribuiu para que os profissionais procurassem mais formação, mais apoio e, claro, mais conhecimento", revela ainda Filipe Cruz. O responsável reconhece ainda que a qualidade da equipa formadora da F3M, o know-how técnico e científico e a experiência prática que implementam no contexto formativo têm motivado a procura da formação no Training Centre da F3M. Recorde-se que a F3M ministra formação em todo o território nacional (Continente e Regiões Autónoma dos Açores e da Madeira. Em 2019, contou com mais de 3000 participantes nas suas ações formativas.

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