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prisma

Solução tecnológica 100% web para a gestão das óticas

2020-07-17

Está a aumentar o número de profissionais e de lojas que estão a utilizar o PRISMA, a solução tecnológica que a F3M desenvolveu para a gestão online das óticas. Só no primeiro semestre deste ano, a F3M registou um aumento de mais de 50% no número de utilizadores, bem como em lojas, onde o crescimento foi de quase 50%. Numa altura em que as empresas estão focadas na digitalização dos seus negócios e na adoção de soluções de gestão 100% web-based, o PRISMA ganha terreno e expande-se, sobretudo, no mercado nacional.  “Notámos, nestes últimos meses, um cada vez maior interesse por parte dos profissionais do setor. É uma ferramenta web-based, simples, intuitiva, fácil de utilizar e que permite gerir, em qualquer lugar e momento, as diversas atividades inerentes a uma ótica. Já era uma solução tecnológica muito requisitada, mas agora, com a digitalização dos negócios, em parte impulsionada pela pandemia, a sua procura aumentou significativamente", refere João Oliveira, responsável da F3M pelo setor das óticas.  Gerir o portefólio de produtos, stocks, encomendas e pedidos são algumas das tarefas que podem ser realizadas através do PRISMA, mas a solução é mais abrangente, de acordo com João Oliveira. "Conseguimos, através do PRISMA, tratar de questões relacionadas com a faturação, fidelização de clientes, comparticipações e transferências entre lojas e armazéns. Está também em linha com as atuais recomendações do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados. É, por isso, uma solução muito completa, atual e na qual estão interligadas todas as áreas de uma ótica", realça João Oliveira. Desenvolvido pela F3M, especificamente para este setor, o PRISMA permite automatizar e otimizar processos, controlar cada etapa e gerir, com maior eficiência e assertividade, todas as operações. João Oliveira não tem dúvidas. Para o responsável, “com esta ferramenta, consegue-se ganhar tempo, rentabilizar custos, agilizar o trabalho das equipas e, com isso, fomentar a motivação e a produtividade global da ótica”.  Além desta solução, a F3M disponibiliza ainda apoio técnico e serviços complementares, nomeadamente ao nível da infraestrutura, privacidade e segurança. "Procuramos oferecer, aos nossos clientes, um serviço global e completo, que lhes permita estarem preparados para todas as necessidades do setor e para responderem, com assertividade, a todas as solicitações dos seus próprios clientes”, remata João Oliveira.  

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F3M implementa plano de contingência para reforçar proximidade e apoio a clientes

2020-07-13

Manter o nível de qualidade dos serviços e todo o apoio a clientes, garantindo a segurança de todos é o principal objetivo do Plano de Contingência F3M, que determina um conjunto de ações e procedimentos a implementar em situações de contacto direto entre colaboradores e destes com clientes ou parceiros, quer nas instalações da F3M ou em deslocações externas.  Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e das restantes entidades, foram implementadas, nas instalações da F3M, novas medidas de contingência. Além do uso obrigatório de máscara, está assegurado o distanciamento social, para que todos se sintam confortáveis nos seus respetivos postos de trabalho. Nas instalações F3M todos os lugares, superfícies e respetivos equipamentos são continuamente desinfetados para que o ambiente se mantenha limpo e seguro.   Os mesmos cuidados de higienização e prevenção são mantidos em deslocações externas da equipa F3M e em visitas a clientes. Na F3M mantemos a preocupação constante em estar ao lado dos clientes, sempre próximos, e, acima de tudo, a apoiá-los nesta fase de instabilidade, dando-lhes toda a confiança e otimismo para o futuro. Mantendo a motivação e empenho de sempre, continuamos focados em prestar um serviço de excelência e em entregar as melhores soluções tecnológicas, sem prescindir do contacto direto, reforçando continuamente a proximidade e a força das nossas relações.    

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formação f3m

Há cada vez mais profissionais a recorrerem à formação remota para reforçar competências e combater o isolamento social

2020-06-23

É cada vez maior o número de profissionais que procuram formação à distância. Só nos últimos três meses, de março a maio, o número de participantes em ações de formação do Training Centre da F3M triplicou e a expectativa é que a procura continue a aumentar. Além de aproveitarem para reforçar conhecimentos, os profissionais encontram na formação à distância uma forma de combater o isolamento social imposto pela atual pandemia de Covid-19.  “Nos últimos três meses, tivemos uma média de 250 formandos por mês. Já em abril e maio, a média subiu para 300 participantes por mês", refere Filipe Cruz, coordenador da área da Formação na F3M, que admitiu terem reforçado a oferta formativa no Training Centre da empresa.   De acordo com o responsável, esta procura por formação à distância está diretamente relacionada com os efeitos da atual pandemia: "Há claramente um aumento da procura de formação, muito direcionada para aquelas que são áreas relacionadas com as questões pandémicas. Apesar da maioria das pessoas estar em teletrabalho, é notório que os profissionais procuram aperfeiçoar o conhecimento, combatendo, ao mesmo tempo, o isolamento social." Além das alterações à lei laboral, em tempos de pandemia, os profissionais procuram, sobretudo, formações relacionadas com medidas de apoio às empresas e proteção ao emprego. No top cinco dos cursos mais frequentados, estão também temas como as medidas de controlo da pandemia, de desconfinamento e estratégias para viver e trabalhar em confinamento.  "Não há dúvida que o novo vírus alterou a rotina dos profissionais, das empresas e das instituições. Nos últimos meses, foram diversas as alterações legislativas, as mudanças no trabalho – com a adoção, em muitos casos, do teletrabalho - as regras de distanciamento social e agora as medidas de desconfinamento e o regresso a uma nova "normalidade", todas estas questões suscitaram muitas dúvidas e isso contribuiu para que os profissionais procurassem mais formação, mais apoio e, claro, mais conhecimento", revela ainda Filipe Cruz. O responsável reconhece ainda que a qualidade da equipa formadora da F3M, o know-how técnico e científico e a experiência prática que implementam no contexto formativo têm motivado a procura da formação no Training Centre da F3M. Recorde-se que a F3M ministra formação em todo o território nacional (Continente e Regiões Autónoma dos Açores e da Madeira. Em 2019, contou com mais de 3000 participantes nas suas ações formativas.

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f3m

F3M apoia combate à Covid-19 com solução eletrónica de medicamentos

2020-05-12

Ajudar profissionais de saúde e utentes a combater a Covid-19, reduzindo momentos de contacto. É com este objetivo que a F3M está a oferecer a ferramenta tecnológica que desenvolveu para a prescrição eletrónica de medicamentos, a entidades e profissionais do setor da saúde. Esta ação, que decorre durante o mês de maio de 2020, pretende ser uma forma da empresa reforçar não só o apoio aos médicos, no âmbito da sua atividade, mas também ajudar unidades hospitalares, clínicas, unidades de cuidados continuados, internamento e residências sénior a protegerem os seus utentes e funcionários. Além da prescrição de medicamentos, o médico poderá também marcar exames complementares de diagnóstico e emitir atestados médicos destinados à carta de condução. Operações simples e rápidas que poderão agora ser feitas à distância, reduzindo riscos e a possível disseminação do vírus entre os profissionais e os utentes.  A solução, desenvolvida especificamente pela F3M para o setor da saúde, agrega um conjunto de funcionalidades que vão permitir ao médico gerir de forma rápida e intuitiva os vários procedimentos. Ter acesso a uma base de dados de utentes, pesquisar medicamentos, localizar exames médicos, registar atestados médicos para cartas de condução, gerar receitas automáticas e identificar os medicamentos mais frequentemente prescritos ao utente são algumas das operações que serão possíveis com esta ferramenta. Com a oferta da licença desta solução, a F3M espera apoiar unidades de saúde e profissionais nesta fase de adaptação e ajustamento a uma nova realidade. A pandemia veio alterar não só comportamentos como também estratégias e procedimentos no setor, contribuindo para a progressiva digitalização de processos. Este tem sido, de resto, o papel da F3M, apoiar e contribuir para a transformação digital das unidades de saúde.  Com uma vasta experiência no setor da saúde e várias centenas de clientes em todo o país, a F3M disponibiliza, para este mercado, um conjunto de soluções tecnológicas integradas que visam, acima de tudo, contribuir para a gestão estratégica e eficiente de qualquer unidade de saúde.

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transformação digital

F3M apoia Óticas na sua transformação digital e evolução tecnológica

2020-04-30

É tempo de mudança e de transformação digital nas Óticas portuguesas. Para fazer face à atual pandemia COVID-19, a F3M está a apoiar as óticas e os profissionais do setor a adaptarem-se e a adotarem novos métodos de trabalho, com recurso a soluções 100% web based, teletrabalho, formação e atividades digitais. Garantir que estas empresas continuem a responder, com qualidade e assertividade, às várias solicitações de clientes e parceiros é o principal objetivo da F3M. A criação e gestão de lojas online, que permitam disponibilizar aos clientes catálogos em formato digital, tem sido uma das maiores solicitações das Óticas. Desta forma as empresas podem não só divulgar, comercializar e escoar os seus produtos para qualquer parte do mundo, mas também criar promoções, gerir vouchers e toda a atividade relacionada com o cliente. A F3M está, também, a apoiar as empresas a migrarem e a implementarem soluções tecnológicas 100% web based, que facilitam e garantem a gestão das Óticas em qualquer lugar e momento. Através de ferramentas, como o PRISMA, desenvolvido especificamente pela F3M para este mercado, as empresas podem gerir, com segurança e de uma forma simples e intuitiva, os vários serviços das Óticas, bem como artigos, stocks, faturação e documentação, incluindo transferências entre lojas e armazéns.  Ainda a nível tecnológico, e em resposta aos desafios impostos pelo novo coronavírus, a F3M tem vindo a ajudar Óticas e profissionais de todo o país a adaptarem-se ao teletrabalho, garantindo, entre outros aspetos, a análise da infraestrutura tecnológica, o fornecimento de equipamento tecnológico, a configuração de ligações remotas e o apoio aos colaboradores, em termos de formação e manutenção da ligação à distância. Tem também vindo a realizar inúmeras sessões de esclarecimento ligadas a temas como o Novo Regulamento Geral para Proteção de Dados e Cibersegurança em tempos de pandemia. Mais do que mudar hábitos e métodos de trabalho, a Covid-19 veio acelerar a transformação digital das empresas e desfiar as equipas a repensarem a estratégia e a utilizarem novas ferramentas de trabalho. 

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pedro fraga

Empenho e garra, todos os dias mais que no dia anterior

2020-03-31

Não pretendo ser a milionésima pessoa a falar do período complicado em que vivemos e por isso vou tentar falar do mundo para além da COVID-19, não significando isto qualquer menorizar da preocupação que todos com certeza temos.  Na F3M, empresa que criei há quase 33 anos com mais três colegas de universidade, tentamos não nos focar exclusivamente na COVID-19 e pensar que tudo o que podemos fazer neste momento, como cidadãos, já o estamos a fazer. Por isso, como acionista e administrador de um conjunto de empresas com mais de 150 pessoas na Europa e em África tenho que olhar para o futuro e perceber que temos uma enorme responsabilidade como empresa perante aqueles que contam sempre connosco: os nossos clientes.  Num período difícil … adaptámo-nos. Incrementámos aquele que já era um hábito na nossa empresa, desde 2017, e temos atualmente uma grande parte dos nossos elementos em Home Office, terminologia que preferimos em relação ao termo Teletrabalho. A partir de cada uma das nossas casas ou da nossa sede em Braga, do nosso escritório em Lisboa, etc., tudo fazemos diariamente para apoiar os nossos clientes que se confrontam com dificuldades diárias na prossecução da sua atividade. São novos tempos e tempos de grandes desafios, em que temos reafirmado um compromisso total com cada entidade deste país que apostou nos nossos produtos e serviços fazendo todos os possíveis para que o nosso apoio seja ainda mais próximo.  Como empresa, não baixamos os braços. Cada um de nós … não baixa os braços. Desde o nosso primeiro dia de atividade no já longínquo ano de 1987, sempre entendi que uma empresa, per si, como mero objetivo de vida de um empresário, não tem razão de existir. Uma empresa existe porque “faz algo” que é útil para uma comunidade de clientes. Em tempos difíceis, mais do que nunca temos que ser úteis aos nossos clientes.  Esperamos ansiosamente pelo dia em que possamos todos sorrir, de forma franca e aberta, podendo dizer … vencemos. Vencemos como cidadãos e vencemos como empresa, pois estivemos sempre, mas sempre, ao lado dos nossos clientes, num momento tão difícil.  Aos nossos clientes deixo uma mensagem, mesmo sabendo que todos estão conscientes disso: Não desistam! Lutem pelas vossas empresas e instituições, pois este país e este povo merecem tudo. Só com o envolvimento de empresários, presidentes de instituições, Provedores e trabalhadores iremos conseguir superar juntos este período complexo. Empenho e garra, todos os dias mais que no dia anterior. Está ao alcance de nós fazer TUDO, o normal, o limite do possível e até o impossível. TODOS temos um papel, pessoal e profissional, nesta batalha. Pedro Tinoco Fraga CEO F3M, S.A. #VAMOSFICARTODOSBEM  #PORTUGALCONSEGUESEMPRE  

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gestão de surtos

F3M disponibiliza GRATUITAMENTE aos seus clientes solução tecnológica para gerir surtos

2020-03-16

A F3M está a disponibilizar, de forma gratuita a todos os seus clientes do setor social, uma ferramenta tecnológica que lhes vai permitir gerir de forma mais eficaz o surgimento e a gestão de eventuais surtos da COVID-19, apoiando a tomada de decisão e o controlo da doença.  A F3M junta-se assim às várias entidades tecnológicas em Portugal que estão a conceber soluções úteis e importantes para conter e combater a pandemia, desenvolvendo uma ferramenta fundamental para a área social, setor que tem continuado a dar uma importante resposta a uma alargada franja da população portuguesa e que lida diretamente com milhares de utentes, nomeadamente idosos, um dos principais grupos de risco elevado. Esta ferramenta permitirá, entre outras funcionalidades, registar, controlar e analisar o impacto da pandemia nas organizações. Com a nova solução da F3M, as entidades vão poder verificar e gerir dados relativos às deslocações de utentes e funcionários por país/zona com respetivo risco associado, assim como informação sobre sintomas registados e respetivas ações tomadas. As entidades vão poder também controlar casos de COVID-19 confirmados, períodos de quarentena e respetivas ações. A solução incorpora também a possibilidade de realizar análises de dados por sintomas, confirmações, salas/quartos, valências, estabelecimentos, setores, informações que poderão ser utilizadas para uma mais rápida e eficaz tomada de decisão por parte das entidades.  Com esta importante ferramenta de controlo e gestão, a F3M pretende dar mais um contributo para combater rapidamente esta pandemia. A empresa está a laborar dentro da normalidade, dando resposta e mantendo o apoio a clientes, tanto quanto possível. 

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F3M

2019 | Ano de forte crescimento na F3M Angola e F3M Moçambique

2020-01-28

A administração da F3M e os Managing Partner da F3M Angola (João Almeida) e da F3M Moçambique (Nuno Pereira) fizeram hoje o balanço da atividade das empresas no ano que agora findou.  Em qualquer uma das geografias a F3M apresentou um fantástico crescimento, que superou as melhores expetativas definidas no início do ano. Em Angola e Moçambique as duas empresas cresceram em termos de volume de negócio, instalações, equipa de RH, etc., como corolário de um trabalho empenhado das equipas residentes nesses países.  Ao mesmo tempo foram analisadas as perspetivas para 2020 em que os objetivos são claros e idênticos nas duas geografias: crescer de forma sustentada e continuar a entregar valor aos clientes.  A administração da F3M, SA, reconheceu o excelente trabalho efetuado pelas duas empresas (F3M Angola e F3M Moçambique). Para Pedro Fraga “o facto de sermos empresas de direito local, com uma fortíssima presença de quadros locais, tem-nos dado sempre a perspetiva correta, que é criar riqueza nestes dois países ao invés de uma abordagem de ter aqui uma mera extensão da operação em Portugal. Estas duas empresas são hoje realidades completamente consolidadas em Angola e Moçambique e como sempre dissemos… estamos para ficar”.  João Almeida e Nuno Pereira, comungaram da mesma opinião, referindo que “o nosso trabalho diário em Angola e Moçambique não teria sucesso se não fosse a excelência das equipas que nos rodeiam. Temos que admitir que é gratificante chegar ao fim de um ano tão cheio de desafios como foi 2019 e perceber que superámos todos os nossos objetivos e que, mais importante que tudo, temos o reconhecimento dos nossos clientes”.

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Intervenções no edifício F3M Sede irão proporcionar melhores e mais espaços de lazer aos seus colaboradores

2020-01-06

A F3M orgulha-se de ter assegurado mais uma vez, e pelo nono ano consecutivo, a sua presença na restrita lista das 100 Melhores Empresas para trabalhar em Portugal. Tal atribuição é fruto de vasto conjunto de iniciativas já implementadas, mas ainda assim é objetivo da F3M continuar a melhorar as condições de trabalho dos seus mais de 100 colaboradores e impulsionar cada vez mais a sua motivação. Todas as empresas são empresas de … pessoas. E, mais importante do que dizê-lo, há que vivenciar essa expressão todos os dias.  Neste sentido, e de forma a responder a anseios da equipa F3M serão iniciadas, em breve, obras no edifício F3M Sede, que visam disponibilizar melhores e mais alargados espaços de lazer, cantina, bar, biblioteca, etc.  Para Anabela Maia, HR Manager da F3M, “esta é uma forma de nos sentirmos melhor no nosso espaço, na nossa empresa. O edifício sede foi construído há 13 anos e temos vindo a fazer intervenções pontuais no interior e exterior – jardins, parques de estacionamento, etc -, mas desta vez decidimos realizar uma intervenção mais profunda, visando fundamentalmente a melhoria de espaços que são utilizados todos os dias por todos nós. Esta, é também, uma forma de concretizar o slogan To Be F3M … FEEL iT e não posso deixar de realçar que na génese deste projeto esteve um desafio interno lançado aos colaboradores, visando a melhoria do espaço comum. Esse projeto foi objeto de amplo debate interno, tendo-se chegado a uma solução consensualizada nas últimas semanas de 2019. Teremos dois meses de alguma perturbação diária da nossa atividade mas estamos todos cientes que no final sentir-nos-emos, ainda, melhor dentro do nosso espaço sede.”

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F3M lança solução inovadora na Medica e no Congresso ATP Feridas

2019-11-25

A F3M está a lançar no mercado uma inovadora ferramenta tecnológica para o setor da Saúde e marcou presença em duas das mais importantes feiras da área, a MEDICA (Alemanha) e o Congresso ATP Feridas (Portugal). Nestas duas iniciativas, dirigidas especificamente para profissionais de Saúde e entidades do mesmo setor, a F3M deu a conhecer a solução MpDS - Medical pre-Diagnostic System e as suas principais vantagens, incluindo o website da aplicação, também recentemente divulgado.  Desenvolvida em parceria com a Fraunhofer Portugal, a maior organização de investigação aplicada na Europa, esta solução tecnológica garante a captação automática de imagens de alta qualidade, a partir das quais é realizado o processo de caracterização e avaliação de feridas. Trata-se, por isso, de uma ferramenta de elevado valor para os profissionais e para os doentes, uma vez que é capaz de simplificar e agilizar procedimentos, evitando deslocações desnecessárias, tanto por parte dos técnicos como de utentes. Através da App MpDS é possível identificar e caracterizar uma ferida, em apenas 20 segundos, e ter acesso à visualização gráfica da evolução da ferida, ao longo do tempo. A sua utilização é particularmente útil em lares e residências sénior, apoio domiciliário, tratamento em ambulatório, internamento hospitalar e em unidades de cuidados continuados.  Uma das suas principais funcionalidades é a Segunda Opinião, módulo que permite a partilha de opinião entre profissionais de saúde. Esta partilha é assegurada através de comunicação via Chat e inclui a possibilidade de envio de relatórios, garantido um elevado nível de confidencialidade dos dados. Além da implementação do MpDS, a F3M garante um serviço de apoio ao cliente, assegurando a utilização plena do software, desde a configuração, a utilização correta do software, passando pela ajuda no esclarecimento de dúvidas. Saiba mais sobre o MpDS AQUI.  

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Prémios Millennium Horizontes| F3M entre as Empresas Finalistas

2019-11-14

A F3M foi uma das empresas finalistas nos Prémios Millennium Horizontes 2019 na categoria Inovação. Atribuídos pelo Millennium bcp, em parceria com o Diário de Notícias, Dinheiro Vivo, Jornal de Notícias e TSF, estes prémios visam reconhecer as empresas que mais têm contribuído para a prosperidade socioeconómica nacional.  Tendo  como  objetivo  a  promoção  do  tecido  empresarial  em  Portugal,  o  Millennium  bcp assumiu  o  desígnio  de  promover  a  exportação  e  a  internacionalização  das  Empresas,  bem como incentivar o seu crescimento e a sua inovação, sobretudo a associada a exportação para novos mercados. Estes prémios, desenvolvidos em parceria com a Global Media, Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, a COTEC Portugal e  AICEP  Portugal, visam premiar e divulgar as  Empresas  que  mais  se  destacam,  quer  através  da  sua  expansão,  quer  pelo  forte  impulso exportador, quer ainda pela sua expansão e inovação. Na 3ª edição dos “Prémios Millennium Horizontes 2019” foram entregues prémios em nove categorias, cinco categorias temáticas e quatro categorias setoriais: Internacionalização; Exportação; Investimento; Inovação; Micorempresas e Startup; Turismo; Agricultura, Floresta e Mar; Indústria, Comércio e Serviços. O  processo  de  candidatura  decorreu  entre  1  de  julho  a  30  de  setembro  de  2019, tendo o processo de avaliação contado com a participação da Cotec e da Universidade Católica. As empresas selecionadas foram então apresentadas a um júri, que votou a partir das avaliações e que integra personalidades como Nuno Amado, Daniel Proença de Carvalho, presidente do Global Media Group (media partner da iniciativa), Luís Castro Henriques, presidente da AICEP, Pedro Pires de Miranda, CEO da Siemens Portugal, Jorge Portugal, diretor-geral da Cotec, Francisco Avillez, fundador da AgroGes, Céline Abecassis-Moedas, dean for executive education da Universidade Católica, e Beatriz Freitas, presidente da SPGM.

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melhores empresas

PELO NONO ANO CONSECUTIVO | F3M UMA DAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR EM PORTUGAL

2019-11-06

A F3M é, pelo 9º ano consecutivo, uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal! A distinção, atribuída pela Revista Exame, em parceria com a consultora Everis Portugal e a AESE Business School, é fruto das boas práticas assumidas pela empresa e da sua atuação responsável junto de colaboradores e sociedade. A integração no ranking das 100 melhores empregadoras nacionais resultou de um conjunto de procedimentos que envolveu a realização de questionários aos trabalhadores e posterior análise, assim como uma deslocação à empresa para a realização de entrevistas. “A cultura organizacional da F3M assenta em premissas como o espírito de equipa, a confiança, a amizade, a cumplicidade e o orgulho, que se traduzem num ambiente saudável”, é assim que Pedro Fraga, CEO da F3M, se refere ao conjunto de valores que a tecnológica projeta dentro e para a sociedade. No artigo dedicado ao tema, publicado na revista Exame, o responsável reforça ainda a preocupação da F3M em manter uma cultura organizacional favorável ao crescimento do seu negócio, promovendo e disseminando a sua missão, os seus valores e o seu código de ética. Consulte AQUI o artigo publicado na Revista EXAME.

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opentalkf3m

Sustentabilidade em destaque na 2ª edição do OpenTalk F3M

2019-09-23

Encontrar novos caminhos que promovam uma mudança de comportamentos e procurar soluções para a preservação do ambiente e do Planeta vão ser o mote da 2ª edição do OpenTalk, um evento que vai juntar especialistas, outros profissionais e cidadãos, promovido pela F3M. A iniciativa realiza-se na próxima terça-feira, 24 de setembro, e vai contar com a presença dos especialistas Pedro Norton de Matos e Manuel de Carvalho e Sousa e de Pedro Machado, Diretor-geral executivo da Braval, e Pedro Bastos, Diretor de Exploração das Águas do Norte. A decorrer no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, o encontro pretende apontar caminhos e soluções que assegurem não só a sustentabilidade, nas suas diversas vertentes, como promovam o compromisso e a responsabilidade social de empresas e cidadãos.  Será, acima de tudo, um debate e uma conversa aberta a ideias de futuro, onde todos os participantes possam apontar novos rumos e fazer parte da mudança. O ambiente, a água como verdadeiro recurso de vida e a sua preservação, o desperdício e os danos causados são apenas alguns exemplos da diversidade de temas que serão analisados ao longo do dia. A iniciativa da F3M, que pretende repetir o sucesso da primeira edição, focada nas novas tecnologias, volta a ter o apoio do Município de Braga e da U.DREAM e realiza-se na próxima terça-feira, 24 de setembro, com início às 9h30. A entrada é gratuita. 

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F3M

F3M celebra 32º aniversário com iniciativa Open Day nas instalações F3M Sede

2019-07-12

A F3M desafia profissionais, entidades e colaboradores a refletir sobre temas atuais e pertinentes para as organizações portuguesas.  Num encontro a decorrer a 12 de julho, e que assinala o 32º aniversário da empresa, serão analisados assuntos como o impacto da transformação digital nas empresas e instituições, riscos associados à vulnerabilidade das infraestruturas tecnológicas, a implementação do Novo Regulamento de Proteção de Dados e a aplicação das novas regras de faturação, em entidades da Economia Social.  Com este Open Day, a F3M pretende, sobretudo, proporcionar momentos de networking e partilha de experiências e sensibilidades sobre temas atuais e com relevância nas organizações. Será ainda um espaço para troca de ideias e opiniões sobre o impacto e a importância da inovação tecnológica para entidades de diversos setores.  O dia de celebração termina com um brinde aos 32 anos de um percurso de sucesso e muitas conquitas, com todos os que contribuíram para esta já longa história. A F3M é, hoje, um dos maiores grupos de tecnologia, em Portugal. A sua atuação centra-se no desenvolvimento de software à medida para mercados específicos e na integração de soluções de infraestrutura tecnológica, telecomunicações, além de serviços de consultoria. Fundada em Braga e escritórios em Lisboa, Luanda e Maputo, a F3M tem vindo a receber várias distinções, destacando-se a certificação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação, sendo uma das poucas dezenas de empresas portuguesas com este reconhecimento. Integra a Rede PME’s Inovadoras COTEC e é considerada case study europeu na área de Responsabilidade Social das Organizações. 

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rgpd

RGPD: Aprovação da Lei Nacional

2019-06-17

Dia 14 de junho de 2019 fica marcado como a data em que a Lei Nacional de Proteção de Dados vê a luz do dia. Depois de muita controvérsia na discussão, muitos atrasos, avanços e recuos, eis que foi aprovada a 14 de junho de 2019 a Lei Portuguesa de Proteção de Dados Pessoais. Ao contrário do que alguns defendiam, não há qualquer prorrogação de prazo para entrada em vigor do RGPD. Este Regulamento encontra-se plenamente vigente deste 25 de maio de 2018 e “acolhe” agora os ajustamentos que o legislador entendeu empreender face à realidade nacional. Numa primeira análise à Proposta de Lei agora aprovada, podemos constatar que a idade relevada para o consentimento de menores é de 13 anos, ao contrário dos 16 anos previstos no Regulamento Europeu. A Portabilidade dos dados pessoais, um dos direitos consagrados no Regulamento Europeu, aplica-se apenas a dados fornecidos pelos titulares. Em situações devidamente tipificadas na Proposta de Lei, pessoas falecidas mantêm direitos à luz do RGPD. São definidas as situações que que poderá não ser fixado um prazo de conservação de dados pessoais. O consentimento poderá ser afastado no caso de dados pessoais adstritos à relação laboral. A recolha de dados biométricos no âmbito da relação laboral apenas poderão ser recolhidos para fins de controlo de assiduidade e acesso às instalações e a sua utilização obedece a regras específicas. O acesso a dados de saúde e genéticos apenas pode ser efetuado por profissionais devidamente abrangidos pela obrigação de sigilo e exclusivamente através de meios eletrónicos, salvo impossibilidade técnica ou indicação do titular. O acesso a estes dados deve ser comunicado ao titular.  Outro dos pontos aguardados com grande expectativa era a aplicação das coimas. O 1º aspeto a relevar é que 60% do produto das coimas reverte para o Estado e 40% para a CNPD. Quanto aos valores, observamos que os mesmos poderão ir desde os 500€ para pessoas singulares até aos 20 milhões de euros ou 4% do volume de negócios anual, dos dois o mais elevado. Acresce ainda a possibilidade de aplicação de pena de prisão até 2 anos para infrações associadas a este diploma. Recorde-se que em Portugal, até este momento, foram aplicadas 4 coimas, que ascendem a mais de 400 mil euros.

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F3M RGPD

Óticos escolhem F3M como parceiro tecnológico de referência no cumprimento do RGPD

2019-06-07

Um ano após a entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), a F3M é já um dos principais parceiros tecnológicos das óticas, tendo apoiado centenas de entidades e profissionais daquele setor no cumprimento e implementação do novo regulamento. Além de uma solução tecnológica de gestão, a F3M garante também formação à medida, sessões de esclarecimento e consultoria customizada, incluindo soluções de infraestrutura e proteção de dados. Com esta suite de soluções e serviços, a F3M garante uma oferta 360º, ajudando as empresas a cumprir os requisitos legais e a evitar situações de irregularidade ou inconformidade. Direcionado para o Encarregado de Proteção de Dados, fígura criada pelo novo RGPD, o software DPO (DPO – Data Protection Officer) é uma das soluções mais procuradas pelos profissionais. Pensado e desenhado à medida, o software, que incorpora diversas funcionalidades, permite agilizar e otimizar diversas tarefas, como a calendarização de atividades, a geração de ficheiros de portabilidade, o consentimento digital e a consulta de logs de acesso. A formação, com cursos e workshops de esclarecimento, tem sido também uma das principais atividades da F3M junto dos profissionais, que procuram saber mais sobre as novas diretrizes. Neste âmbito, a empresa já realizou, por todo o país, dezenas de ações com o intuito de alertar e sensibilizar para a temática.  O serviço de consultoria RGPD tem também obtido muita aceitação por parte dos óticos, que revelam ainda algumas dúvidas sobre a aplicação do novo regulamento. Neste caso, o serviço é composto por três fases, que vão da consultoria inicial, baseada na avaliação do impacto do RGPD na organização, aos serviços de apoio à implementação do RGPD, numa segunda fase, e ao acompanhamento da sua aplicação, numa terceira e última fase.  A análise da estrutura organizacional, administrativa e da infraestrutura informática, a apresentação de relatórios, visitas programadas e sugestões de melhoria são algumas das principais operações asseguradas pela tecnológica.

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F3M soluções digitais

F3M investe na transformação digital

2019-05-16

A F3M está a investir na transformação digital das soluções tecnológicas que disponibiliza para os vários mercados nos quais atua. Os novos softwares, acessíveis a partir de qualquer lugar e desenhados à medida para setores como economia social, saúde, óticas e têxtil, permitem às entidades e empresas reforçar a sua competitividade, através de decisões e processos mais céleres e eficientes. Numa altura em que o mundo se está a transformar e a adaptar à era digital, a F3M reforça a sua oferta e consolida-se como parceiro tecnológico de referência.  Assentes em inovação e em tecnologia de ponta, as soluções da F3M são 100% web e ajustam-se às mais recentes necessidades e requisitos do mercado, oferecendo uma experiência avançada e única aos seus utilizadores. São, sobretudo, softwares intuitivos, rápidos e simples de usar, que permitem a gestão de diversas tarefas, integradas no mesmo sistema, e a realização de procedimentos de forma segura, cómoda e a partir de qualquer lugar.  Além da mobilidade, do controlo e rastreabilidade das tarefas, estas soluções garantem também um baixo investimento inicial, sendo uma excelente opção para as empresas e organizações de pequena e média dimensão.  "Enquanto tecnológica, a F3M tem de estar na linha da frente e tem de oferecer soluções que acompanham a evolução do mercado, que se ajustam às suas necessidades e requisitos. Numa altura em que muitas empresas e instituições se estão a transformar digitalmente, a F3M quer estar lá, próxima, e com serviços e soluções que acompanham essas mudanças e que as ajudam a ser ainda mais competitivas e eficientes", refere Pedro Fraga, CEO da F3M.  Da nova geração de soluções tecnológicas, a F3M destaca o PRISMA, o software para o setor das óticas que já está a ser um sucesso junto dos profissionais e entidades. Mais recentemente, a F3M lançou também o PRODUZ e o eSOCIAL, softwares desenhados e produzidos especificamente para os mercados têxtil e da economia social. Na área da saúde, a F3M lançou também o MpDS, uma solução que permite a recolha e análise de imagens clínicas para deteção, de forma precoce, vários problemas de saúde.  Vocacionada para o desenvolvimento e implementação de software à medida para mercados específicos, a F3M apresenta-se também como parceiro de referência na implementação de soluções e infraestrutura tecnológica. Composto por três empresas portuguesas – F3M, Megalentejo e Dot Pro – além da F3M Angola e da F3M Moçambique, é um dos maiores grupos de tecnologia em Portugal e uma referência em diversos países, nomeadamente Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha, Brasil, Angola, Moçambique, Botswana e Zimbabwe.       

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F3M e KGSA assinam acordo

F3M e KGSA assinam acordo que irá apoiar entidades do setor social

2019-04-08

F3M e KGSA assinam acordo que irá apoiar entidades do setor social ao nível do novo RGPD, formação profissional e informação legal. A F3M, empresa tecnológica líder no setor da Economia Social, e a KGSA, uma das mais conhecidas e reputadas sociedades portuguesas de advogados, com uma vasta experiência e conhecimento na área social, acabam de assinar um acordo que irá possibilitar às duas entidades reforçar a oferta de soluções e serviços direcionados para o terceiro setor. Esta parceria permitirá apoiar dezenas de entidades e instituições a diversos níveis, em particular na implementação do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados e na formação, gestão e tratamento de informação legal. A F3M irá assegurar, através do seu serviço RGPD, a cobertura total das necessidades dos clientes da área social, ficando a área de tratamento e produção de informação jurídica garantida pela KGSA. A sociedade de advogados participará também como entidade formadora, fruto da vasta experiência dos seus responsáveis na área social.   Nessa vertente, “vamos poder contar com a experiência de muitos anos de trabalho no setor social, de onde se destacam o Dr. J.M. Simões de Almeida que desempenhou funções de secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social no XIV Governo Constitucional de Portugal, tendo ainda sido juiz de direito durante mais de 20 anos”, referiu Pedro Fraga, CEO da F3M. “Vamos ainda contar com o apoio da Dr.ª Inês Krusse Gomes, advogada com um trabalho notabilíssimo na área do direito laboral e com uma vasta experiência no setor social”, acrescentou. Fruto desta parceria, serão também incluídos, na habitual newsletter sobre assuntos legais que a F3M tem, a e-LEGIS, conteúdos especializados sobre legislação para o setor social, um documento “seguro e de referência” que permitirá às instituições estarem sempre a par das atualizações legislativas, cumprindo, de forma assertiva, com as respetivas obrigações legais.  Com esta parceria, que une equipas com um vasto conhecimento da realidade social, a F3M espera não só reforçar a sua oferta, mas consolidar-se como parceiro tecnológico de referência num setor no qual é líder. Atualmente, só nesta área, possui mais de 3000 clientes.  

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