Formar os futuros gestores, disseminar e promover a adoção de boas práticas de gestão e reforçar as competências dos atuais dirigentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) são os principais objetivos do EXECUTIVE IPSS, um programa de formação especializada lançado pela F3M e a UMinhoExec, da Universidade do Minho. Esta 2ª edição surge na sequência do sucesso conseguido com o anterior programa, que se realizou em Braga e Bragança.
Direcionada para quadros dirigentes e superiores com atuação e interesse na área social, a formação executiva vai contar com um leque de oradores com elevado conhecimento, competência técnica e experiência profissional neste mercado.
“A gestão das IPSS é uma tarefa, cada vez mais, complexa e reveladora de grandes desafios. Neste contexto, a formação dos seus quadros dirigentes e superiores assume particular relevância, numa busca incessante pela excelência dos serviços disponibilizados, reforçando o foco na obtenção de resultados que permitam potenciar a sustentabilidade das instituições”, afirma Filipe Cruz, responsável pela F3M Training Centre.
“Além disso, não podemos esquecer que a economia social é hoje um dos setores com maior impacto no país, tanto em termos de emprego como em termos de produção de riqueza. A preparação destes profissionais, ao mais alto nível, revela-se, por isso, fundamental para que se possa continuar a contribuir positivamente para o crescimento da riqueza no país”, revela ainda o profissional.
A formação irá incidir em áreas prementes como o planeamento estratégico, a sustentabilidade, a fiscalidade, a legislação laboral e a gestão dos recursos humanos. Irá, ainda, contemplar outras temáticas como o marketing e a comunicação, casos práticos de contabilidade, a pandemia e a angariação de fundos.
No total, estão previstas 60 horas de formação, em regime online e com uma forte componente prática, visando transmitir aos participantes as melhores técnicas e princípios de gestão. O programa terá duração até março de 2023. As candidaturas para participação já se encontram abertas.