Nov'2024

A Importância da Tecnologia na Humanização dos Cuidados aos idosos

A palavra “Tecnologia” ainda é, aos dias de hoje, vista como uma palavra muito impessoal, criando resistência em alguns profissionais. No entanto, se a sua implementação nas instituições for efetuada de forma correta, pode funcionar como um facilitador para a humanização dos cuidados, enquanto impulsiona a autonomia, o conforto e a empatia junto dos nossos idosos. Na verdade, a inovação tecnológica permite que o trabalho dos profissionais seja mais direcionado, menos exaustivo e orientado para o cuidado individualizado, valorizando a relação com cada idoso. 

As ferramentas digitais permitem melhorar e personalizar a prestação de cuidados, uma vez que os profissionais que acompanham os utentes, conseguem consultar, em tempo real e em qualquer lugar, a evolução do estado de saúde dos seus idosos, permitindo detetar rapidamente alguma agudização e, consequentemente, impulsiona a uma intervenção mais rápida para revertera mesma. Todos os registos da evolução do estado de saúde do idoso, sendo efetuados de forma digital, permite centralizar os dados no utente, evitar a perda de informação relevante e permite efetuar um planeamento mais focado nas necessidades específicas de cada um. E é nesta primeira abordagem que se releva a primeira palavra-chave da Humanização: Personalização dos Cuidados. Com a personalização, o idoso sente que os profissionais têm empatia para com ele e para com o estado de saúde dele.

A segunda palavra-chave consiste na Automatização de Tarefas. O dia-a-dia dos profissionais, por vezes é repleto de tarefas direcionadas com as rotinas diárias (como por exemplo, o registo de administração de medicamentos, gestão dos horários de alimentação, entre outras), pelo que, a possibilidade de automatização dessa tipologia de tarefas, permite que as mesmas sejam efetuadas de forma mais rápida e precisa, minimizado os erros que possam impactar na saúde dos idosos. Para os profissionais, esta mais valia representa um aumento de tempo para se dedicarem a interações mais diretas com os idosos, promovendo um cuidado mais humano e menos mecanizado.

O Envolvimento dos Profissionais é a terceira e última palavra-chave, mas não a menos importante. Quando falamos de Humanização de Cuidados, falamos de pessoas, quer sejam elas os idosos que vão receber esses mesmos cuidados, quer sejam os profissionais que promovem a sua prestação. A inovação tecnológica por vezes é vista como uma ameaça para os profissionais, quer por medo da sua complexidade, quer pela sua literacia relativamente às tecnologias. No entanto, o segredo está no seu envolvimento durante o processo de implementação de soluções tecnológicas nas instituições. Os profissionais devem ser capacitados para o uso correto das soluções e devem sentir que fazem parte do novo projeto de inovação da instituição que representam. Dessa forma, vão percecionar muito mais facilmente a importância que a tecnologia promove no seu dia-a-dia e como lhes pode auxiliar, e até mesmo facilitar, uma ponte de maior proximidade entre eles e os idosos.
É importante salientar que o foco deve ser sempre o utente, o seu bem-estar e a sua saúde. E esse foco é relevante não só para as instituições como para as empresas que desenvolvem as soluções tecnológicas. Nos dias de hoje, as soluções desenvolvidas para o setor são cada vez mais intuitivas, de fácil utilização e direcionadas para as principais preocupações dos profissionais. A F3M dispõe de uma solução inovadora, a HEALTHi, que poderá ajudar em todo este processo de inovação tecnológica e tornar-se mais um membro da equipa das instituições.

HELATHi – Lançamento de novo módulo Processo Clínico e Social 

Foi no passado dia 16 de outubro de 2024, que lançamos ao mercado o mais recente módulo da plataforma HEALTHi o Processo Clínico e Social, um módulo que está a agitar o mercado da Saúde e das IPSS, uma solução com tecnologia de ponta, completa para instituições que necessitam de uma plataforma capaz de gerir desde as tarefas diárias até ao acompanhamento da saúde dos utentes, promovendo eficiência e conformidade legal.

Desenvolvida com objetivo de responder a um Registo eletrónico de dados de saúde e de dados sociais dos utentes, permitindo uma visão abrangente e centralizada. Esta função ajuda a manter todos os dados organizados e facilmente acessíveis, essencial para auditorias e relatórios médicos.

A plataforma permite que os gestores de instituições mantenham um controlo sobre a qualidade dos cuidados prestados, identificando rapidamente quaisquer falhas ou áreas que precisem de melhorias. Dando as instituições um acompanhamento mais personalizado do utente, atualizações em tempo real sobre o estado dos utentes e uma gestão eficiente das equipas de cuidadores, alocação de recursos e coordenação de tarefas.

Desenhada para ser altamente escalável, o que significa que pode ser usada tanto em pequenas instituições como em instituições maiores. Além disso, oferece um nível de personalização para se adaptar às necessidades específicas de cada instituição, seja em termos de módulos, ferramentas ou fluxos de trabalho. 
Sabemos que as instituições estão sujeitas a uma variedade de regulamentações legais e sanitárias, o HEALTHi vem ajudar os gestores e as equipas a cumprir todas essas normas.

Apesar da sua robustez, o HEALTHi é desenhado para ser intuitiva e fácil de usar, mesmo para utilizadores que não têm experiência com tecnologias complexas, para isso contamos com o apoio de cerca de 20 instituições que durante a fase de piloto ajudaram a corrigir e melhorar a nossa plataforma, processo fundamental que está a trazer resultados fantásticos no lançamento do produto, garantido uma aceitação do mercado que está a superar todas as nossas espectativas.

Pedro Salgado
Manager Health Solutions, F3M

 



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