F3M apresenta na Alemanha solução tecnológica inovadora que visa acelerar a transformação digital da indústria têxtil

2023-01-09

É a única empresa portuguesa da área das Tecnologias da Informação e Comunicação a participar na Heimtextil, na Alemanha. A F3M marca, assim, presença, de 10 a 13 de janeiro, naquela que é já uma das maiores feiras internacionais da área têxtil e que conta com a visita do Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio. No certame mundial, a F3M apresentará a sua mais recente solução tecnológica para o setor. Baseada em cloud computing e alinhada com os princípios da Indústria 4.0, a plataforma de interoperabilidade 100% web-based, made in Portugal, visa revolucionar e acelerar a digitalização da indústria têxtil. 

Composta por software, serviços e aplicações, esta solução pretende interligar as várias entidades da cadeia de valor da indústria têxtil. A ideia é que estas organizações passem a comunicar, a interagir e a realizar diversas operações, utilizando um só espaço, disponível na cloud e acessível a partir de qualquer lugar.  Além de centralizarem a informação e o registo de tarefas na plataforma, os profissionais têm ainda a vantagem de poderem aceder a dados e estatísticas relevantes a qualquer momento, de forma rápida, simples e intuitiva. 

As empresas poderão, assim, efetuar diversas operações, como o registo da receção e envio de mercadorias, comunicação das quantidades produzidas e registos de controlo de qualidade. Podem, ainda, receber notificações e enviar mensagens, agilizando, desta forma, a realização, o controlo e a comunicação dos processos executados. O "PLUSCONNECTED", designação atribuída à plataforma, possibilitará, também, a integração de sistemas produtivos geograficamente distribuídos e heterogéneos. Outra das vantagens desta nova ferramenta tecnológica prende-se com a integração com softwares de gestão da produção têxtil. É o caso, por exemplo, do “PRODUZ”, da F3M, uma solução 100% web-based, desenvolvida para assegurar a gestão eficiente de todo o processo produtivo da confeção.

Focado na transição digital, o PLUSCONNECTED visa proporcionar aos utilizadores uma experiência única, completa e intuitiva, bem como potenciar a competitividade das organizações e consolidar, à escala global, o posicionamento da indústria portuguesa. Foi desenvolvido ao abrigo do projeto IDT4CTI, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, no âmbito do COMPETE 2020 (Programa Operacional para a Competitividade e Internacionalização).

Esta e outras soluções tecnológicas e serviços da F3M irão, assim, estar em destaque na Heimtextil, certame de referência na área têxtil, que decorre em Frankfurt, na Alemanha, de 10 a 13 de janeiro.
 

Voltar Ver todas