Apoiar as Misericórdias portuguesas na implementação e gestão de Canais de Denúncia, quer ao nível de soluções tecnológicas quer da consultoria, é o objetivo do protocolo estabelecido recentemente entre a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e a F3M. A UMP passa, assim, a indicar a F3M como parceiro privilegiado para pôr em prática o cumprimento desta obrigação legal, no âmbito do Regime Geral da Prevenção da Corrupção (RGPC).
O desenvolvimento e gestão de Canais de Denúncia é um dos pontos previstos no RGPC, devendo ser realizado a par com a criação de um plano de prevenção da corrupção, a aprovação de um código de conduta, formação e a designação de um responsável independente que zele pela aplicação das normas e determine ações em caso de incumprimento. No que diz respeito aos Canais de Denúncia, estes devem permitir denúncias com total segurança e confiança e são obrigatórios para pessoas coletivas, públicas ou privadas, com 50 ou mais trabalhadores.
A estratégia de colaboração agora definida entre a UMP e a F3M visa apoiar as diferentes Santas Casas da Misericórdia do país no processo de criar e pôr a funcionar, no estrito cumprimento das regras, os necessários Canais de Denúncia. Estas soluções assentam na criação de websites e formulários online para a gestão das denúncias.
“Estamos muito satisfeitos pela confiança que a União das Misericórdias deposita na F3M e no trabalho que tem vindo a ser realizado neste âmbito”, refere Pedro Fraga, fundador e CEO da F3M. E, acrescenta, “para este acordo terá certamente sido relevante a experiência da empresa na implementação do Regime Geral de Proteção de Dados e do Regime Geral de Prevenção da Corrupção em mais de duas dezenas de Misericórdias. Queremos agora pôr a experiência da nossa equipa multidisciplinar ao serviço das várias entidades de todo o país.”