Fa�a login no Portal Assistência Remota

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ao afirmar a sua responsabilidade social e assumir voluntariamente compromissos que vão para além dos requisitos convencionais, a F3M procura elevar o grau de exigência em termos de desenvolvimento social, proteção ambiental e respeito dos direitos fundamentais.

A F3M é uma das sete empresas portuguesas que integra o Guia Europeu sobre Responsabilidade Social das Empresas e faz parte da Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações (RSOpt), uma estrutura aberta e multi-funcional, que agrupa instituições de referência do mundo empresarial e da sociedade civil em Portugal.

É entendimento da empresa que, mais do que o patrocínio de ações de Responsabilidade Social, a F3M deve ser um promotor do envolvimento de todos os seus colaboradores, clientes, parceiros, etc. Ou seja, aquilo que é a politica de Responsabilidade Social da F3M passa em primeiro lugar pelo envolvimento, em segundo lugar pelo envolvimento e em terceiro lugar... pelo envolvimento. É isso que a empresa tem procurado e conseguido ao longo dos anos: mobilizar pessoas para dentro e fora da empresa serem melhores cidadãos.

A F3M está consciente da necessidade de trabalhar em sintonia a componente económica, ecológica e social como forma de continuar a potenciar o seu desenvolvimento e o desenvolvimento da sociedade. Entendemos que o papel de relevo que a empresa tem a este nível se deve à forte interação de todos os colaboradores: a empresa cria condições para esse envolvimento, a empresa potencia esse envolvimento, mas nada se conseguiria se a equipa F3M não se envolvesse de forma significativa no vasto conjunto de ações que se realizam anualmente.

AMBIENTE

 A F3M tem consolidado o processo de reciclagem e as práticas de racionalização do consumo de energia, das quais salientamos a configuração do computador para economizar energia; desligar o monitor quando se prevê que se vai deixar inativo por mais de 15 minutos; instalação de economizadores nas torneiras de modo a não desperdiçar água; reciclagem de papel, de plástico e de todo o material informático; rentabilização de viagens de automóvel, etc..

EDUCAÇÃO

Atualmente a F3M e os seus colaboradores apoiam (apadrinham) 5 crianças da aldeia de Chimpaca em Moçambique, proporcionando-lhes condições essenciais que permitem a sua formação escolar. A par deste apadrinhamento a F3M pratica uma política de porta aberta a escolas, institutos e universidades que entendam útil para os seus alunos conhecer a F3M e o seu processo laboral.

PÚBLICO INTERNO

A empresa realiza um conjunto de ações para o público interno e para um setor muito especifico que é constituído pelos filhos dos colaboradores da empresa, fazendo, a este nível, uma aposta com maior ênfase na área da leitura. Reconhecendo que a ausência de hábitos de leitura é um dos problemas com que Portugal se debate, a empresa leva a cabo um conjunto de ações que visa promover hábitos de leitura contínua, a partir da idade escolar. A promoção de feiras do livro, tertúlias com escritores, presença de contadores de histórias, etc, são ações promovidas pela F3M. A empresa disponibiliza ainda aos seus colaboradores um vastíssimo número de acordos com entidades de referência em vários setores (Saúde, Educação, Desporto, Serviços domésticos, etc).

VOLUNTARIADO

Ações de voluntariado, assim como a recolha de bens materiais e alimentares para instituições de solidariedade social são realizadas ao longo de todo o ano. Esta é uma área onde o envolvimento dos colaboradores da empresa é extremamente significativo e em que, ano após ano, a empresa tem tido uma atividade marcante.

SAÚDE

A F3M promove campanhas de sensibilização, prevenção e rastreio (anti-tabágica, visual, cardiovascular, etc.) e realiza, em parceria com o Instituto Português de Sangue, duas recolhas anuais. Estas campanhas são levadas a cabo tanto para o publico interno como para a área envolvente do edifício sede da empresa.