SET'2024
Setembro é frequentemente visto como o segundo "Ano Novo" do ano, um momento de recomeços, novos projetos e, para muitas empresas e instituições, a altura ideal para rever e ajustar o planeamento das suas formações.
Ler +SET'2024
Sabemos que o seu trabalho no setor da economia social é uma missão. Todos os dias, enfrenta desafios complexos, com o objetivo de melhorar a vida de quem mais precisa.
Ler +JUL'2024
Durante cerca de 10 anos, as entidades patronais estiveram obrigadas a efetuar contribuições mensais para o Fundo de Compensação do Trabalho (FCT), para cada colaborador.
Ler +JUL'2024
O setor das óticas em Portugal, tal como muitos outros segmentos de mercado, é fortemente influenciado por fatores sazonais que afetam a procura e, consequentemente, as receitas.
Ler +JUN'2024
A interdependência e relação entre a proteção de dados pessoais e a cibersegurança é uma realidade lógica e uma simbiose vital para a segurança da informação e privacidade na era digital.
Ler +JUN'2024
A redução de custos nas operações de limpeza no setor social reveste-se de uma importância crucial, na medida em que possibilita uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos disponíveis.
Ler +ABR'2024
No cenário atual, a presença online tornou-se uma peça fundamental para o sucesso de empresas de diversos setores. As óticas não estão imunes a essa realidade, e ter um website e/ou loja online é mais do que uma conveniência, é uma necessidade estratégica.
Ler +ABR'2024
As instituições particulares de solidariedade social desempenham um papel crucial na sociedade, ajudando aqueles que mais necessitam e promovendo o bem-estar comunitário.
Ler +ABR'2024
Com o objetivo de proporcionar aos seus clientes as melhores soluções a F3M tem vindo a estabelecer protocolos de parceria com entidades que potenciam valor acrescentado às organizações.
Ler +ABR'2024
Cumprido praticamente um quarto de século, as organizações enfrentam um cenário digital cada vez mais complexo e interconectado, onde a cibersegurança se tornou uma preocupação fundamental.
Ler +MAR'2024
A democratização da tecnologia, aliada a um ecossistema crescente de soluções inovadoras, capacitou as pequenas empresas a adotarem e alavancarem tecnologias avançadas, (...)
Ler +JAN'2024
A cibersegurança tornou-se uma prioridade incontestável na era digital, onde a interconexão global e a dependência crescente da tecnologia permeiam todos os aspetos de nossas vidas.
Ler +DEZ'2023
Terminou no dia 13 de dezembro, na Biblioteca Almeida Garrett, na cidade do Porto, um ciclo de conferências organizado pela F3M, subordinado ao tema “Cibersegurança, Inovação, Digitalização e Desmaterialização”.
Ler +OUT'2023
Desmaterializar, digitalizar e inovar são 3 conceitos-chave nos dias de hoje que não podem estar dissociados de um outro conceito absolutamente fundamental: a cibersegurança.
Ler +AGO'2023
Estudos recentes revelam que 91% das organizações reportou pelo menos um ciberataque ou violação no último ano.
Ler +JUN'2023
Se para uma pequena franja da população, nomeadamente a administração pública, operadores de serviços essenciais e infra-estruturas críticas, a cibersegurança faz parte do seu léxico diário, (...)
Ler +MAI'2023
Para completarmos o ciclo de artigos relacionados com o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC), vamos abordar o Código de Conduta, previsto no art.º 5º n.º 1, do Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro.
Ler +MAR'2023
Quando ouvimos falar de RGPC, normalmente, ouvimos falar de Canal de Denúncias. Em boa verdade, o Canal de Denúncias será a expressão mais visível de um Regime que incorpora outros elementos, que tratarei em próximos artigos.
Ler +FEV'2023
Criar um guia que possa ajudar todos – profissionais e público em geral – a promoverem a qualidade da visão e a saúde visual.
Ler +JAN'2023
O Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro, vem criar o Mecanismo Nacional Anticorrupção e estabelecer o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC).
Ler +SET'2022
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a literacia em saúde é definida como “conjunto de competências cognitivas e sociais (...)
Ler +SET'2022
É inegável que se vivem momentos de grande incerteza com perspetivas pouco animadoras para as famílias e para as empresas, seja ao nível nacional, seja ao nível global.
Ler +SET'2022
Nos dias de hoje, muito na linha de resposta à nova realidade imposta pela Covid-19, mas também pela mudança de paradigma por parte dos profissionais do séc. XXI, (...)
Ler +SET'2022
Calma! Ninguém quer transformar uma Creche ou um Jardim de Infância num chão de fábrica cheio de automatismos, nada disso.
Ler +AGO'2022
Recentemente, têm sido publicados vários diplomas legais que visam implementar políticas anticorrupção.
Ler +JUL'2022
Se há uns anos atrás a opção de ir para uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (...)
Ler +MAI'2022
O dia 18 de junho de 2022 marca a entrada em vigor de uma nova obrigação legal: a implementação dos Canais de Denúncia.
Ler +MAI'2022
No seguimento da evolução exponencial de ciberataques é importante ter em atenção um conjunto de dados que, pelo seu impacto no dia a dia das organizações e dos seus colaboradores, (...)
Ler +ABR'2022
Todos os anos, as entidades empregadoras (com ou sem fins lucrativos) são obrigadas a submeter um relatório anual referente à atividade social da sua organização durante o ano anterior, para todos os trabalhadores que tenham ao seu serviço.
Ler +FEV'2022
Nos últimos tempos, temos assistido a uma onda crescente de ataques informáticos, capazes de provocar danos severos em vários domínios da sociedade.
Ler +FEV'2022
A saúde evoluiu imenso com a implementação de software, nas suas diversas áreas.
Ler +JAN'2022
As lentes de contacto (LC) são dispositivos médicos usados por 150 milhões de pessoas para corrigir problemas de visão.
Ler +JAN'2022
O ano 2021 foi diferente, foi estranho, foi... A Pandemia continuou presente no nosso quotidiano e, a cada instante, fomos chamados a ajustar a nossa ação para responder aos seus avanços e recuos.
Ler +NOV'2021
O tema do momento é a dissolução da Assembleia da República e as eleições marcadas para o final do mês de janeiro de 2022.
Ler +NOV'2021
O ano económico aproxima-se do seu termo. É o momento de se fazerem balanços preliminares e preparar o(s) exercício(s) económico(s) seguinte(s).
Ler +AGO'2021
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é um instrumento estratégico de aplicação nacional que surge como resposta da União Europeia (UE) aos impactos nocivos da pandemia causada pela COVID-19 (...)
Ler +JUL'2021
A Câmara Municipal de Lisboa tem estado debaixo de fogo devido à proteção de dados pessoais. Deste assunto que muito que se fala, parece tão óbvia a violação de dados pessoais (...)
Ler +JUN'2021
O Regulamento Geral de Proteção de dados (RGPD), assim conhecido, é um Regulamento Europeu que estabelece as regras para o tratamento de dados pessoais de pessoas na União Europeia.
Ler +MAI'2021
A faturação eletrónica é uma realidade cada vez mais próxima e transversal a todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.
Ler +MAR'2021
O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), entrou em vigor em maio de 2018. Numa primeira fase as organizações privadas, públicas e sociais demonstraram preocupação e disponibilidade para implementar medidas de salvaguarda de dados pessoais.
Ler +FEV'2021
Quando nos deparamos com situações desafiantes e complexas é comum abordar-se também a nossa relação com a mudança como algo a que o ser humano (...)
Ler +DEZ'2020
O ano 2020 está a terminar e as novas regras de faturação, que tinham entrada em vigor prevista para o início do ano 2021, viram determinados novas datas de início de vigência.
Ler +NOV'2020
O ano 2021 vai trazer novas alterações às regras de faturação, com impacto para a maioria das IPSS. Estas alterações abrangerão a Comunicação das Séries das Faturas, a criação do Código Único do Documento (...)
Ler +AGO'2020
A implementação de um software de gestão específico para a sua organização ou setor tem um forte impacto na gestão e na otimização de fluxos de trabalho, ao mesmo tempo que permite acelerar processos organizacionais e melhorar resultados.
Ler +JUL'2020
No período que atravessamos, é importante refletir sobre a importância das pessoas, dos recursos humanos, trabalhadores que diariamente exercem a sua atividade nas entidades do setor não lucrativo, especialmente aquelas que têm na sua matriz a assistência às populações, nas regiões, nos territórios deste nosso país.
Ler +MAI'2020
Em tempos de pandemia, não se pode esquecer as medidas de salvaguarda de dados pessoais. Têm sido inúmeras as advertências da Comissão Nacional de Proteção de Dados para falhas no tratamento de dados pessoais.
Ler +ABR'2020
No primeiro artigo sobre o processo de implementação do RGPD abordamos a necessidade de sensibilizar toda a organização para a importância deste processo e, abordamos também, a importância da recolha de dados e o rigor a incutir para que o resultado final possa conduzir ao maior grau possível de conformidade com o RGPD.
Ler +MAR'2020
O mundo vive um momento de absoluta exceção: a pandemia de COVID-19 está a obrigar empresas e instituições a reformularem o seu quotidiano de trabalho de forma drástica.
Ler +JAN'2020
Volvidos 20 meses da entrada em vigor do RGPD, muitas são as organizações que ainda não o implementaram. Uns (acredito que poucos) por desconhecimento, outros (alguns) por esquecimento, (...)
Ler +JAN'2020
A F3M Information Systems fundada em 1987, em Braga – atualmente em Aveiro, Lisboa, Portalegre, Luanda e Maputo - é uma das maiores empresas portuguesas especializadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Ler +NOV'19
O Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de fevereiro veio regulamentar as obrigações relativas ao processamento de faturas e outros documentos fiscalmente relevantes, obrigações de conservação de livros, registos e respetivos documentos de suporte à faturação.
Ler +AGO'19
O ano 2019 marca uma nova alteração às regras de faturação, com potencial impacto para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Ler +JUL'19
O desenvolvimento das redes sociais trouxe uma verdadeira revolução social no contexto atual e mudanças drásticas na forma de comunicar. Antes a comunicação era muito informativa e fundamentalmente unidirecional. Havia poucos canais e pouca interação. Hoje em dia, estamos na era das redes sociais digitais. Torna-se importante estar realmente “online” e é crucial ter uma atitude dinâmica e dinamizadora.
Ler +JUN'19
O Regulamento Geral de Proteção de Dados está em vigor desde 25 de maio de 2018 mas foi no passado dia 14 de junho que foi aprovada a Lei Portuguesa de Proteção de Dados Pessoais. Neste âmbito, Filipe Cruz, RGPD Especialist F3M, respondeu a algumas perguntas que ajudam a entender melhor este regulamento e as suas implicações práticas.
Ler +JUN'19
As entidades da Economia Social estão obrigadas a cumprir com as novas regras de faturação, impostas pela mais recente legislação. A entrada em vigor do novo diploma, que estabelece, por exemplo, o uso obrigatório de programas informáticos de faturação certificados e a emissão de faturas por meio eletrónico, decorre já a 1 de julho de 2019.
Ler +MAI'19
Modernizar o serviço e melhorar a gestão e o funcionamento da organização foram os principais motivos que levaram a APAC - Associação de Pais e Amigos de Crianças a optar pela F3M, enquanto parceiro tecnológico.
Ler +MAR'19
O dia 25 de maio de 2018, marcou o início de uma nova era com a entrada em vigor do Regulamento Europeu (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados e que revoga a Diretiva 95/46/CE (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados – RGPD).
Ler +FEV'2019
O PRISMA é um software de gestão online específico para o setor da ótica. Desenvolvido pela F3M, o PRISMA visa uma gestão integrada dos diferentes processos do negócio da ótica de forma a torná-los ainda mais eficientes.
Ler +FEV'2019
Mais do que uma “carga de trabalhos”, o RGPD é “A Oportunidade” que todas as organizações têm para se olharem a si próprias e trilharem o caminho do rigor, da eficácia e da eficiência.
Ler +FEV'2019
A consultoria TI encerra em si uma importância vital para a otimização de recursos e ferramentas de TI das organizações. A consultoria em áreas TI visa perceber, avaliar e propor as melhores soluções para os processos de trabalho de qualquer organização.
Ler +JAN'2019
Ter uma solução tecnológica que se adapte às diversas necessidades da organização e que acompanhe as inúmeras mudanças que vão surgindo foram alguns dos principais motivos que levaram a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães a optar pela F3M, enquanto parceiro tecnológico.
Ler +DEZ'2018
O objetivo dos sistemas de informação em geral e das soluções de gestão em particular foi, é e será permitir às organizações uma maior eficácia e eficiência na execução das suas tarefas bem como agilizar os seus processos internos, permitindo, também, uma melhor tomada de decisão.
Ler +NOV'2018
Elevar os padrões de excelência e melhorar o desempenho da empresa face às novas exigências do mercado foram os principais motivos que levaram a GAREN a investir numa plataforma modernizada e ajustada às necessidades da organização.
Ler +NOV'2018
Um software de gestão integrada e específico para o setor, será uma mais-valia para garantir a conformidade com as necessidades e diretrizes da organização, representa uma importante fonte de informação, (...)
Ler +NOV’2018
Os clientes merecem tudo!
Merecem que criemos um espaço diferenciador, com design requintado, funcional e confortável, onde possam vivenciar experiências agradáveis nos momentos que permanecem em cada loja.
OUT'2018
A F3M desenvolveu uma solução tecnológica à medida para a QTEC, uma empresa de inspeção de equipamentos, para responder a dificuldades ao nível da gestão de processos e acesso à informação.
Ler +SET'2018
A Santa Casa da Misericórdia de Fafe foi um dos primeiros clientes da F3M a beneficiar das vantagens da solução DPO, um software pensado e desenvolvido pela tecnológica, e que pretende responder aos principais requisitos do Novo Regulamento Geral para a Proteção de Dados.
Ler +SET'2018
Cada vez mais, as entidades do 3º Setor devem pautar a sua gestão pelos mais elevados padrões de qualidade e rigor.
Ler +JUL'2018
Automatizar processos e reduzir tempos de entrega de amostras aos clientes foram alguns dos motivos que levaram a NGS Malhas a investir na modernização e inovação tecnológica.
Ler +JUL'2018
O dia 25 de maio de 2018, marcou o início de uma nova era com a entrada em vigor do Regulamento Europeu (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares (...)
Ler +JUN'2018
No cenário atual, é notório que as óticas têm procurado as mais variadas estratégias para se destacarem no mercado. A este nível temos assistido a um foco crescente na gestão e produtividade das equipas; (...)
Ler +MAR'2018
A poucos meses da entrada em vigor do diploma, as empresas ainda não estão preparadas para a implementação do Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), uma situação que poderá pôr em causa a sua sobrevivência.
Ler +JAN'2018
As tendências para 2018, no que se refere aos grandes temas da tecnologia, não são muito diferentes daquelas a que assistimos em 2017.
Ler +OUT'2017
O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados – RGPD – consagra, desde logo um conjunto de Direitos para o titular de dados pessoais, a saber: Acesso, Retificação, Apagamento, Limitação, Portabilidade e Oposição.
Ler +SET'2017
O ano 2018 vai marcar uma viragem muito significativa na proteção de dados pessoais. Numa altura em que os ataques informáticos se intensificam e que cada cidadão tem a sua vida cada vez mais exposta, (...)
Ler +JUL'2017
A fidelização de clientes é hoje, mais do que nunca, uma questão essencial à estratégia de crescimento do negócio.
Ler +ABR'2017
Cada vez mais a gestão das IPSS obedece a rigorosos critérios de qualidade e organização que importa relevar, independentemente da dimensão que a Instituição possa assumir.
Ler +MAR'2017
Os atos de encerrar e prestar contas revestem-se de uma crucial importância para as IPSS.
Ler +MAR'2017
A formação sempre foi um tema que recolhe muitos “amores” e “desamores”.
Ler +FEV'2017
O uso de soluções informáticas nas instituições particulares de solidariedade social, o chamado terceiro setor, pode parecer, para quem não conhece esta realidade, um paradoxo e pouco aproximado da realidade.
Ler +JAN'2017
A Avaliação de Desempenho (AD) é uma temática que, apesar de estar implícita no quotidiano nas Instituições, é alvo de grande resistência, quer pelas direções, quer pelos trabalhadores.
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