JUN'2018

A influência Customer Experience na estratégia de negócio da óptica

No cenário atual, é notório que as óticas têm procurado as mais variadas estratégias para se destacarem no mercado. A este nível temos assistido a um foco crescente na gestão e produtividade das equipas; algumas fusões e aquisições; decisões cada vez mais suportadas em ferramentas de gestão do negócio; implementação de estratégias de diversificação do portfólio e especialização de serviços; aposta em estratégias de preço; mais ofertas, promoções, descontos e outras iniciativas para surpreender os consumidores. 

E, ainda assim, o que mais se pode observar no setor da ótica é uma cada vez maior consciência de que é necessário continuar a fazer muito mais e cada vez melhor. 

O grande desafio deste setor passa, hoje, por encontrar os momentos para estar em contacto com os consumidores e transformar esses momentos em experiências únicas e personalizadas. Porque se a experiência for marcante, o consumidor quererá repeti-la e irá partilha-la!

O sector da ótica, à semelhança de outros, está a viver um processo de reinvenção na forma como o negócio se rentabiliza, adaptando-se constantemente às novas exigências dos consumidores não só na vertente moda mas também na saúde ocular. E essa mudança assenta numa estratégia focada em saber exatamente quando e como interagir com os consumidores e encontrar os contextos emocionais para gerar mais valor para todos.  

O conhecimento do consumidor está cada vez mais na base da estratégia de negócio das Óticas com especial ênfase na experiência proporcionada. O desafio é conquistar o consumidor ideal, num mercado instigado por uma grande quantidade e variedade de óticas existentes em Portugal.

A tendência é, por isso, para apostar na preparação e especialização dos profissionais da ótica em Customer Experience através de um profundo conhecimento do seu consumidor ideal, que possui determinadas características físicas/ psicológicas, padrões de comportamentos de compra, motivações, inquietações e busca soluções nas marcas e serviços que necessita obter. 

Cabe aos profissionais da Óptica compreender os consumidores e não esquecer que há um novo perfil de consumidores com mais aptidão para o digital que podem obrigar a repensar o negócio.

Posicionarem-se estrategicamente no mercado para garantir o sucesso do negócio é o desafio de hoje dos profissionais do sector da ótica, agregando valor à sua oferta e permitindo que 2018 seja um ano de crescimento, conquistas e destaques para o setor. 

Susana Durão | Marketing & Sales Director​
F3M Information Systems, S.A.



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