O NOVO DESAFIO das soluções de Gestão
O objetivo dos sistemas de informação em geral e das soluções de gestão em particular foi, é e será permitir às organizações uma maior eficácia e eficiência na execução das suas tarefas bem como agilizar os seus processos internos, permitindo, também, uma melhor tomada de decisão. A digitalização das organizações é um tema desafiante, uma vez que temos, como equipas de nos reorganizar para permitir incorporar de uma forma otimizada as melhores ferramentas e tecnologias disponíveis no momento.
Desde os anos 60 que as empresas têm ao seu dispor um conjunto de soluções que lhes permitem agilizar os seus processos.
Inicialmente tínhamos a possibilidade de registar dados, vitais às organizações, em suporte magnético (cartões perfurados!!), permitindo assim guardar dados, otimizando o seu registo e permitindo um acesso mais rápido a essa informação.
Esta "primeira era da digitalização" foi um grande passo na otimização da gestão e organização de informação vital a uma organização.
Os grandes avanços tecnológicos que temos vindo a vivenciar, em particular, conetividade ilimitada em qualquer device (tudo o que tenha a possibilidade de se conectar à web), quantidade de dados ilimitados, avanços significativos nos algoritmos de machine leraning permitem-nos ter planos mais ambiciosos para as nossas soluções de gestão.
Para os atuais utilizadores, estando estes cada vez mais exigentes, não será suficiente guardar informação no "seu" disco, nem tão pouco extrair informação baseada em reports contruídos em evidências observáveis, o utilizador quererá cada vez mais que as aplicações sugiram respostas para perguntas que em condições normais não são evidentes para o ser humano. Com a capacidade de processamento cada vez maior, com a maturidade dos algoritmos de machine learning cada vez mais elevada, permite, de uma forma realista, pedir às soluções de gestão terem um maior impacto no apoio à tomada de decisão.
Estamos, assim, perante grandes desafios que estas soluções futuras terão que incorporar: influenciar os utilizadores na tomada de decisão, não se limitando a fornecer dados mas ir mais longe e apresentar respostas para perguntas não triviais.
Hoje em dia, qualquer pesquisa que fizermos no google, teremos a resposta mais adequada ao nosso perfil, quando entramos no Netflix sabemos que teremos as sugestões de filmes/documentários/séries alinhadas com os nossos gostos, assim, com as devidas distâncias, teremos que incorporar nas soluções de gestão capacidade de prever qual será a melhor altura para contactar um determinado cliente, quando esse cliente entra na loja qual será o produto que poderá estar disposto a comprar. Estes são alguns exemplos de perguntas que esta nova geração de soluções terá que responder, substituindo assim cada vez mais o utilizador.
Manuel António Pereira | Software Development Director
F3M Information Systems, S.A.
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