SET'2022

O papel da tecnologia no setor da ótica, na atualidade

É inegável que se vivem momentos de grande incerteza com perspetivas pouco animadoras para as famílias e para as empresas, seja ao nível nacional, seja ao nível global. Ainda sobre os efeitos de uma pandemia, fomos confrontados com uma guerra na europa, a qual veio pôr em causa um percurso que já considerávamos como certo de foco no progresso económico e social e sem conflitos deste tipo no horizonte.

Neste momento, considerando os mais recentes desenvolvimentos da invasão da Rússia à Ucrânia, para o qual não se vislumbra um fim próximo, e as perspetivas económicas negativas, com o aumento da inflação, das taxas de juro e quebras no produto interno bruto em diversos países, é fundamental um controlo efetivo do negócio. Pode não se tratar já de potenciar a rentabilidade do negócio, mas em alguns casos evitar perdas, fazendo com que as receitas cubram as despesas.

Hoje, apesar de toda a turbulência e incerteza, há uma enorme evolução tecnológica a chegar a cada um de nós, pelo que assistimos a uma dispersão da atenção do consumidor pelos diferentes meios de contacto e pelas ofertas disponíveis. Nas redes sociais, bem como nos diferentes meios de comunicação social, assistimos à disputa pela atenção dos consumidores, com recurso a meios cada vez mais personalizados e sofisticados. 

Para fazer face a esta conjuntura e tomar as melhores decisões para o negócio, é fundamental conhecer os clientes, as suas necessidades e expectativas. Direcionar os esforços da equipa para ir ao encontro de cada cliente individualmente só é possível com um bom conhecimento da sua carteira de clientes, das suas características e gostos pessoais.

É aqui que a tecnologia se torna fundamental para potenciar todas as atividades a desenvolver na ótica e cativar a atenção dos clientes. Para ter o conhecimento do negócio, dos clientes e das tendências podemos recorrer a ferramentas de análise de dados e inteligência de negócios (business intelligence) que extraem informação útil a partir dos softwares de gestão da ótica. Para estabelecer uma relação de continuidade com o cliente, fundamental para que sejamos a primeira opção no momento da compra, temos não só a loja física, mas cada vez mais a disponibilidade de meios de interação sempre presentes, tais como, as redes sociais, as lojas online e os sistemas de fidelização, que permitem a passagem de conteúdos, que cativam e fidelizam os clientes. Para suporte às ações anteriores, é fundamental um sistema de gestão que incorpore de forma natural a informação de todos os processos que envolvem o cliente e facilite o seu tratamento, potenciando a sua integração com as restantes ferramentas.

João Oliveira | Business Director
F3M Information Systems



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