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FEV'2019

O que esperar de um serviço de consultoria TI

A consultoria TI encerra em si uma importância vital para a otimização de recursos e ferramentas de TI das organizações. A consultoria em áreas TI visa perceber, avaliar e propor as melhores soluções para os processos de trabalho de qualquer organização. Existe um erro que usualmente se comete em implementação de soluções TI, que é a tentativa de ajustar os processos internos da organização e utilizadores às soluções TI implementadas. Contrariar de modo demasiado evidente práticas instituídas, pode aparentemente resultar no imediato, mas compromete a utilização a longo prazo.

O que devemos então esperar de Consultoria TI? 

Devemos esperar uma profunda avaliação e adequação da realidade da organização aliada com a maior eficácia e otimização de utilização da solução TI. Poderá parecer fácil, mas efetivamente aqui reside a grande diferença entre soluções TI de sucesso e soluções TI funcionais. 

Para alcançar este sucesso devem ser considerados diversos fatores:

1. Conhecimento profundo do ambiente organizacional;
2. Definição clara de processos de trabalho, envolvendo fluxogramas funcionais;
3. Conhecimento profundo da solução TI a implementar;
4. Mapeamento e redefinição de processos de trabalho dos utilizadores na solução TI;
5. Capacidade de customização da solução TI para uma “colagem” mais eficaz à realidade da organização.

Um consultor TI tem que ser um profissional altamente qualificado, com uma elevada experiência do mercado, cuja principal função assenta na transferência de conhecimento. 

A Tecnologia da Informação representa um potencial competitivo muito grande, pois é capaz de trazer inovações que as demais áreas não têm conhecimento. Porém, muitas vezes esse potencial é subutilizado. Na consultoria TI, podem-se abrir portas para repensar essa ideia.

Resumindo, devemos esperar de um parceiro TI, capacidade e competência total para perceber, evoluir, dominar, gerir, implementar a solução de TI que resulte numa mais valia evidente na utilização diária da organização. Uma solução TI deve ser percecionada e valorizada pelos utilizadores e organização como uma ferramenta sem a qual não conseguem executar o seu trabalho diário, portanto o “oxigénio que as mantém vivas”.

Ana Esteves Oliveira | Support & Implementation Director 
F3M Information Systems, S.A.


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