Faça login no Portal Assistência Remota
JUL'19

Redes sociais: uma "Revolução" no contexto social

O desenvolvimento das redes sociais trouxe uma verdadeira revolução social no contexto atual e mudanças drásticas na forma de comunicar. Antes a comunicação era muito informativa e fundamentalmente unidirecional. Havia poucos canais e pouca interação. Hoje em dia, estamos na era das redes sociais digitais. Torna-se importante estar realmente “online” e é crucial ter uma atitude dinâmica e dinamizadora. 

As redes sociais digitais trouxeram-nos inúmeras possibilidades pois nunca tínhamos conseguido estar tão próximos de nosso público e ter um feedback tão imediato das ações. 

HOJE, temos um novo mundo a explorar e fazemos parte de uma cultura cada vez mais digital. Vivemos e respiramos internet, nomeadamente redes sociais. Os jovens de hoje crescem com acesso online e faixas etárias mais velhas adaptam-se à realidade de social media. É um fenómeno, cada vez mais, transversal a todas as gerações.

Porquê? Porque é intrínseco ao ser humano… Ser social. 

E as redes sociais oferecem isso mesmo. A possibilidade de ser, de forma constante, social. E o futuro, é esse! Onde estão pessoas… têm que estar também as marcas. As redes sociais são hoje um palco, que disponibiliza diferentes ferramentas para envolver públicos . Desde o Facebook, Youtube, Twitter, Instagram, diferentes redes sociais, oferecem diferentes possibilidades de interação, consoante os públicos com quem se pretende comunicar.
O fenómeno das Redes Sociais mudou verdadeiramente a forma como usamos a internet, como comunicamos e como vivemos.  As redes sociais permitem que seja criada uma relação mais próxima com os nossos clientes, são um canal de relacionamento online. 
As redes sociais têm a capacidade de unir pessoas e marcas, através do relacionamento online, presente no dia-a-dia das pessoas, no ecrã mais próximo. E as pessoas querem estar envolvidas. 

Torna-se, por isso, cada vez mais necessário que as marcas estejam onde estão as pessoas para que as pessoas consigam ir por iniciativa própria ao encontro das marcas. As plataformas criadas pelas Redes Sociais possibilitam novas oportunidades. As empresas e as instituições têm agora a possibilidade de chegar mais facilmente ao seu público-alvo, criar uma relação mais íntima, e reforçar a notoriedade da marca. Aliás, a interatividade com o público-alvo parece ser a chave do sucesso para que uma empresa se evidencie nas redes sociais. Dado o inegável alcance global da Internet, as redes sociais revelam-se uma excelente forma de apresentar produtos/serviços, ganhar notoriedade, comunicar com os clientes e, acima de tudo, estabelecer contacto direto com os seus públicos. 

Em suma, as Redes Sociais vieram mudar por completo o relacionamento entre as empresas e instituições e os seus clientes. Tendo em conta a volatilidade dos nossos tempos, torna-se difícil adivinhar o que vai acontecer a seguir, contudo, uma coisa é certa, as redes sociais vieram para ficar.

Susana Maria Durão | Marketing and Sales Director
F3M Information Systems



Voltar