.

SET'2025

Regresso de Férias

Regressar de férias é, mais do que um simples regresso à rotina, um momento estratégico de renovação pessoal e profissional. 

Ao deixamos para trás dias de sol, descanso e liberdade para regressar a agendas cheias e rotinas exigentes, é fundamental encararmos esta etapa não como o fim de algo bom, mas como o início de uma nova etapa, uma etapa boa, cheia de energia, cheio de oportunidades, cheia de vontade de vencer!

As pausas prolongadas desempenham um papel essencial no equilíbrio entre vida privada e atividade laboral: permitem aliviar/desligar da pressão diária, recuperar energias físicas e mentais e, sobretudo, ganhar uma nova perspetiva sobre as nossas prioridades. Este tempo de descanso, muitas vezes subvalorizado, é, na verdade, um investimento de longo prazo. É o equilíbrio fundamental, que nos permite regressar com uma visão renovada e inspirada da vida e do trabalho. Ainda que o regresso possa ser acompanhado por alguma resistência natural, a forma como encaramos este período faz toda a diferença. 

Se adotarmos uma atitude construtiva e soubermos integrar no quotidiano a serenidade conquistada durante o período de férias, conseguiremos iniciar o novo ciclo de trabalho com maior clareza, motivação e foco. 

A atitude é fundamental: não lamentar o que acabou, mas valorizar o que aprendemos nestes dias de descanso e transformá-lo em combustível para os meses que se seguem. Falta muito para as próximas férias?! Não, se encararmos cada regresso como um novo começo, uma nova oportunidade de criar metas mais alinhadas com os nossos valores e de investir em projetos que permitam realização (pessoal e profissional) e orgulho. É o momento ideal para rever objetivos, reorganizar processos e estabelecer metas mais realistas e sustentáveis, que respeitem o equilíbrio entre a exigência e o bem-estar. Esta postura tende a fortalecer a cultura de colaboração dentro das equipas. A energia renovada de cada profissional, tenderá a transformar-se num impulso coletivo. Assim, o regresso de férias deixa de ser apenas um regresso às responsabilidades e passa a representar um ponto de partida para inovar, reforçar competências, cultivar relações mais saudáveis e consolidar uma cultura de progresso contínuo e equilibrado, essencial para a construção de um futuro pessoal e profissional mais sólido e mais sustentável.

Bom regresso ao trabalho!!!

Filipe Cruz | F3M Training Centre Director



Voltar